
Don Abel
Quero Quero Chardonnay 2020
Ave-símbolo do Rio Grande do Sul, o Quero-Quero é rodeado por histórias que o enaltecem.
Presente em cantigas de roda e homenageado em versos de poesia, tornou-se um personagem recorrente nas histórias tradicionais do estado. Citado até pelo catedrático Rui Barbosa, que cunhou o apelido Chanceler dos Potreiros para o altivo animal, fez fama em igual medida pelo seu canto estridente e postura feroz.
O pássaro é um companheiro do homem do campo. É dele o primeiro alarde se um predador avança sobre as terras do colono, não raro o espantando por conta própria.
Reza a lenda que ele está preso a uma maldição de sempre querer, e nunca poder gozar do ter. Triste em essência, preferível pensar que seu nome deriva da onomatopeia advinda de sua voz esganiçada, porém, providencial.
Estampando o rótulo de um belo Chardonnay gaúcho, o Quero-Quero encontra, enfim, seu lugar definitivo de destaque, e apresenta mais um ótimo vinho produzido pela vinícola boutique Don Abel.
Ostentando a bela média de 3.9 estrelas no aplicativo Vivino – excelente nota para sua faixa de preço - é um branco de degustação fácil, prazerosa e gastronômica, funcionando muito bem na harmonização com pratos que levam peixes, aves e carne suína em sua composição.
De cor amarela com bonitos reflexos dourados, é um varietal bastante tropical nos aromas, mostrando abacaxi maduro e pêssego verde em primeiro plano, tendo como coadjuvantes carambola e uma gostosa nota cítrica. Em boca é puro frescor, confirmando a fruta, em especial o abacaxi percebido na análise olfativa, e seu caráter jovial.
Uma ótima opção de branco nacional, feito sob os preceitos da produção sustentável aplicados pela moderna Don Abel desde sua fundação em 1999.
Eu diria para garantir a sua garrafa, mas, com o preço especial que negociamos junto à vinícola, é mais prudente colocar logo uma caixa em seu carrinho para não se arrepender depois!