Château La Croix Cantenac
Saint-Émilion Grand Cru 2022
Celebre o Dia Internacional da Merlot com elegância e autenticidade!
Para os apreciadores dos grandes Merlots de Bordeaux, esta é a oportunidade de conhecer — ou reencontrar — o vinho que se consagrou como o nosso maior sucesso da região. Chegando à sua quinta safra, ele reafirma tudo o que encantou nas anteriores: profundidade aromática, textura aveludada e um equilíbrio notável entre finesse e intensidade. Um Merlot que entrega muito mais do que promete — e muito mais do que custa.
Se você já conhece o Château La Croix Cantenac Saint-Émilion Grand Cru 2022, não perca tempo, garanta já o seu.
Caso contrário, desfrute de seu texto de apresentação a seguir, redigido pelo nosso qualificadíssimo sommelier - Maurício Ceccon.
"Merlot de origem, Merlot de terroir.
Nada melhor que um vinho que vem do berço da casta, onde ela atinge a sua mais consagrada expressão.
Sim, estamos falando da famigerada margem direita de Bordeaux. A região situada a leste do rio Dordogne é famosa por tintos grandiosos, complexos, encorpados e de textura sedosa.
O Château La Croix Cantenac está localizado na porção leste da denominação. É uma propriedade bastante pequena — possui apenas 5.5 hectares de vinhas — mas se beneficia de algo não tão comum na região: os vinhedos estão inseridos em dois solos totalmente distintos: um mais frio (calcário argiloso) e outro mais quente (areia pedregosa).
Isso permite ao Château não apenas agregar complexidade ao vinho, mas também equilibrar a concentração de fruta da parcela mais quente, e a acidez da parcela mais fria.
Isso foi fundamental na colheita de 2022, uma espécie de paradigma na região. Com temperaturas acima da média, os viticultores colheram uvas menores e mais concentradas, com muita cor, açúcar e taninos – mas com níveis de acidez mais baixos. Surpreendentemente, os vinhos voluptuosos e macios não perderam frescor. Parece até que estão mais balanceados!
Na garrafa temos um blend entre 85% Merlot, 10% Cabernet Franc e 5% Cabernet Sauvignon, amadurecido por 18 meses em barricas francesas (30% novas).
Já na taça temos um vinho que vale muito mais que o seu preço sugere.
No aroma exibe uma tipicidade incrível, com as notas clássicas de ameixas maduras, pimenta-preta e baunilha, escoltadas por intensas nuances de fumaça, couro e tostado, junto a um floral de violetas. No palato mostra uma belíssima estrutura, com taninos achocolatados, muita maciez e ótimo frescor. O final longo é a cereja do bolo."
