Xanthos Old Vine Zinfandel
2020
Com tantas incertezas pairando sobre os mercados internacionais, a alta nos preços de produtos importados tem afetado cada vez mais nós, brasileiros — sobretudo quando se trata de itens norte-americanos.
Felizmente, hoje temos o prazer de trazer de volta um dos grandes sucessos de 2022 — e o melhor: com um preço significativamente menor do que na oferta de três anos atrás
Apresentamos o Xanthos Old Vine Zinfandel 2020. Confira abaixo todos os detalhes sobre este fabuloso exemplar:
--------------------------------
Os Estados Unidos da América são o principal país do grupo vitivinícola conhecido como Novo Mundo!
E, entre diversas regiões produtoras, a estreita, porém longa, costa oeste é a de maior destaque. É nesta área que temos as famigeradas denominações de Napa e Sonoma, entre outras.
Ali, uma enorme quantidade de castas se beneficia de um majestoso terroir, que dá condições ideais para que sejam elaborados vinhos de altíssima gama. As tradicionais Cabernet Sauvignon e Chardonnay sempre estão sob holofotes. A Pinot Noir talvez tenha seu maior brilho fora da Borgonha. Porém, o caso mais curioso certamente é o da Zinfandel!
Trazida de Viena (Áustria) para os EUA por comerciantes de Boston na década de 1820, ela teve uma adaptação imediata, e seu cultivo disseminou-se a ponto de já ter sido a variedade mais plantada da Califórnia!
A semelhança de características, tanto da uva como dos vinhos, com a italiana Primitivo sempre gerou suspeitas... que foram comprovadas no início dos anos 1990 com testes de DNA: elas eram idênticas!
A disputa estava lançada – qual era a original, ou seja, a mais antiga?
Esta batalha foi vencida pela Primitivo, que teve comprovação de que já estava em território italiano em 1799. Mas em 2001, em busca da origem da cepa, descobriu-se na costa da Dalmácia croata mais uma uva similar – a Crljenak Kastelanski, cuja análise de DNA também comprovou genes idênticos, se tornando então a terra natal da uva.
Em 2011, novas informações: uma antiga variedade croata, cujas primeiras evidências datam o longínquo ano de 1518, teve seu DNA analisado e... era idêntico ao da Crljenak Kastelanski e, consequentemente, ao da Primitivo e ao da Zinfandel. Portanto, até o momento, a cepa mãe é a Tribidrag!
Voltando ao nosso magnífico Zinfandel californiano de hoje: trata-se de um varietal, isto é, 100% elaborado com uvas Zinfandel provenientes de vinhas velhas, de no mínimo 50 anos, cultivadas na árida e ensolarada Califórnia e vinificadas tradicionalmente em tanques de aço inox e com leveduras selecionadas. Após a malolática espontânea, o vinho amadurece por 15 meses em barricas de carvalho americano.
Quem assina a obra é a Precision Wine Company, uma vinícola comandada pelo vitivinicultor Trevor Sheehan especializada em elaborar vinhos premium nas mais diversas denominações da Califórnia.
Sua degustação revelou um vinho que esbanja potência e estrutura, sem deixar a elegância de lado. O olfato traz intensos aromas de frutas negras maduras em primeiro plano, e aos poucos vai abrindo notas de figo cristalizado, geleia de morango, chocolate amargo, couro, pimenta-do-reino, tabaco e café, finalizando com toques levemente herbáceos, sanguíneos e defumados.
Em boca tem ótimo corpo e volume, com taninos extremamente polidos, macios e aveludados, bem alinhados a uma acidez no ponto e salivante. O destaque vai para sua persistência, que parece não ter fim.
Realmente merece um lugar especial em sua Adega, sobretudo com um expressivo desconto de 40%.
Não perca tempo, só hoje você pode garantir o Xanthos Old Vine Zinfandel com um preço muito inferior ao de 2022.