Luigi Bosca
Riesling 2024
A safra 2023 do Luigi Bosca Riesling está esgotada, mas temos uma novidade incrível para você!
Que tal ser um dos primeiros a degustar a safra 2024 deste peculiar branco argentino?
Conseguimos um lote limitado desta versão que chegou a pouco no Brasil, já avaliada com 91 pontos no inédito Guia Descorchados 2025. E o melhor: apenas hoje, você pode adquiri-la com o mesmo desconto exclusivo da safra anterior.
Veja abaixo todos os detalhes sobre este excelente vinho!
_________
Olá amigos enófilos.
Quem tem boa memória talvez lembre: em outubro de 2023 escrevi um texto sobre o Riesling da Luigi Bosca, comentando que ele havia sido o vinho branco que mais havia bebido naquele ano. Mais de um ano depois, ele não foi o vinho branco que mais bebi em 2024, mas certamente esteve entre os 10 mais bebidos! É fato: sou apaixonado pelo Luigi Bosca Riesling!
Tanto que, mais uma vez, fiz questão de escrever este texto em primeira pessoa para, novamente, recomendá-lo com afinco!
Se você, assim como eu, já se tornou fã dele, sugiro que garanta já sua garrafa em sua Adega Virtual, pois uma ação dessas, com 35% de desconto (que, inclusive, deixou o preço menor do que o anunciado em 2023), vai demorar para acontecer outra vez.
Caso você queira lembrar dele, confira abaixo meu próprio texto, adaptado para essa versão:
A Luigi Bosca é uma das vinícolas que mais admiro da Argentina. Fundada em 1901 pelas famílias Arizu e Bosca, a empresa é uma das mais tradicionais e respeitadas do país, com uma trajetória intrinsecamente ligada à história da vitivinicultura argentina, além de um currículo repleto de reconhecimentos internacionais. Ano passado, tive a honra de conhecer o Sr. Alberto Arizu, neto do fundador Leoncio Arizu, quando estive em Mendoza.
A Riesling é uma variedade pouco explorada na América do Sul. Apesar de apresentar bons resultados no Chile e na Argentina, ainda são poucos produtores que apostam na casta. Felizmente, temos alguns pioneiros que realizam um trabalho fabuloso, entregando um resultado fantástico, de altíssima qualidade, a preços justíssimos, e que conseguem atingir uma tipicidade varietal bastante expressiva, capaz de rivalizar (com as devidas ressalvas), com bons exemplares franceses e alemães.
As vinhas da Riesling cultivadas pela Luigi Bosca são, no mínimo, incríveis! Elas têm uma idade média de 60 anos e são cultivadas na mítica propriedade de 50 hectares Finca Los Nobles, localizada no pequeno distrito de Las Compuertas (cujo nome vem da primeira obra hidráulica realizada ainda pelos espanhóis em 1785, conhecida como Dique Toma Los Españoles) no departamento de Luján de Cuyo, Mendoza.
Sua vinificação começa com uma cuidadosa colheita manual. A fermentação alcoólica é realizada com leveduras selecionadas e a uma temperatura controlada de cerca de 14°C. A malolática não é realizada e o vinho permanece sur lie por dois meses para enfim ser estabilizado e engarrafado com uma leve filtragem.
Na taça, mais uma vez se mostrou muito consistente! O olfato traz aromas de frutas cítricas e de polpa branca (lima e maçã) em primeiro plano, sendo escoltadas por notas de ervas de quintal e gostosos toques florais e minerais. No palato é intenso e refrescante, com ótima estrutura e corpo, alinhando boa cremosidade a uma acidez crocante e salivante, com um final longo e prazerosíssimo.
Espero que você consida garantir este Riesling argentino fantástico, pois o novo lote de garrafas é bastante limitado!
Thiago Borne
Sommelier VinumDay