Casalibre Mínimo 2015

Casalibre Mínimo 2015

R$ 240,00

R$ 159,90

33%

tinto

Tipo

tinto

Chile

País

Chile

Safra

Safra

2015

Teor Alcóolico

Teor

14.5%

Assim como um grande número de enófilos, comecei minha “carreira enológica” com vinhos extremamente modestos e, confesso que bebi muitos vinhos chilenos baratos – os terríveis reservados. Com o tempo fui subindo, além da qualidade, também a diversidade.

Foi neste período de descobertas, principalmente dos vinhos europeus, que meu paladar foi ganhando forma e percebi que, na grande maioria (grande mesmo) dos casos, o vinho chileno apresentava uma padronização chata e desestimulante para quem busca novidades e, claro, ganhar experiência enológica.

Apesar de olhar com desconfiança, nunca recusei uma nova amostra, e foi em uma dessas oportunidades que acabei descobrindo vinhos realmente interessantes, capazes de instigar meus sentidos. Os primeiros destes achados foram os vinhos dos pequenos produtores do MOVI. Em seguida, percebi um crescente interesse de grandes produtores saírem da mesmice com criações diferentes, selecionando pequenas parcelas e com vinificações em pequenas quantidades.

Então também tive a oportunidade de conhecer micro produtores, extremamente pequenos e de trabalho autoral e artesanal. E estes também me mostraram um Chile fantástico!

Dentre estes micro produtores, temos o de hoje: a Casalibre Viñedos de Chile, que já figurou aqui no final de 2019 com o delicioso Siete Perros. A empresa é comandada por Fred Skwara e tem como objetivo se distanciar do modelo típico, comercial, industrializado, padronizado e monótono que o vinho chileno tem apresentado.

O Casalibre Minimo 2015 é um vinho conceitual, que segundo a empresa “representa nossas crenças, filosofia e razão de existir”.

Suas uvas são provenientes de vinhedos cultivados organicamente em uma pequena área em Los Lingues (Valle de Colchagua) nos pés da Cordilheira dos Andes, e conforme a vinícola “sob a influência da lua e das estrelas, é feito com o uso das forças e energias naturais, sem utilização de compostos sintéticos no campo, em equilíbrio com o ecossistema”. Ali o solo é predominantemente pedregoso – uma mistura de granito, basalto e outras rochas de origem vulcânica.

É um assemblage composto por 40% de Carménère, 30% de Malbec e 30% de Syrah, onde cada variedade é colhida manualmente em seu ponto ideal de maturação. A fermentação alcoólica acontece com leveduras indígenas (autóctones) em taques de aço inox sem controle de temperatura, onde também é realizada espontaneamente a FML. Então um terço do blend é colocado em barricas novas de carvalho francês de 500 litros de tosta suave e os outros dois terços vão para barricas de carvalho francês de 225 litros de quarto uso. Depois de um estágio de 20 meses, o vinho é engarrafado sem qualquer filtração ou afinamento e amadurece por mais 2 anos em garrafa antes de ser liberado ao mercado.


FICHA TÉCNICA

BAIXAR FICHA TÉCNICA

INFORMAÇÕES TÉCNICAS

Vinho

Casalibre Mínimo 2015

Vinícola

Viña Casalibre

Safra

2015

País

Chile

Região

Alto Colchagua

Tipo

tinto

Castas

40% Carménère 30% Malbec 30% Syrah

Teor Alcóolico

14.5%

Maturação

20 meses em carvalho francês (1/3 do vinho em barricas novas de 500 litros de tosta suave e 2/3 em barricas de 225 litros de quarto uso) mais 2 anos em garrafa

Temperatura de Serviço

16° a 18ºC

Guarda

até 2025

Decanter

45 minutos

Premiações

4.3 Vivino

Vedante

Natural

Natural

Aglomerada

Aglomerada

Twin Top

Twin Top

Silicone

Silicone

Screw Cap

Screw Cap

Champagne

Champagne

Taça

Bordeaux

Bordeaux

Borgonha

Borgonha

Montrachet

Montrachet

Riesling

Riesling

Flute

Flute

Dessert

Dessert

ANÁLISE SENSORIAL

ANÁLISE
VISUAL
DESCRIÇÃO
púrpura profundo, intenso e brilhante
ANÁLISE
OLFATIVA
INTENSIDADE
Baixa

Alta
EVOLUÇÃO
Primário

Terciário
DESCRIÇÃO
frutas negras maduras (ameixa) e em compota (cereja), figo seco, caramelo, tabaco, fumo, chocolate amargo, folhas secas, cogumelos, carne defumada e toques de fumaça e tostado
ANÁLISE
GUSTATIVA
DOÇURA
Seco

Doce
INTENSIDADE
Baixa

Alta
ACIDEZ
Baixa

Alta
TANINO
Baixa

Alta
CORPO
Leve

Encorpado
PERSISTÊNCIA
Curta

Longa
DESCRIÇÃO
ótima estrutura, proporcionada por taninos maduros e polimerizados acompanhados por uma acidez vibrante e gastronômica. O perfil de sabor é generoso, trazendo os descritores aromáticos em um conjunto extremamente harmonioso
CULINÁRIA
CARNES

Peixe

Crustáceo

Ave

Suíno

Cordeiro

Gado

Caça

Curada
QUEIJOS

Frescos

Moles

Médios

Duros
DA TERRA

Hortaliças

Legumes

Cereais

Cogumelos
AMIDOS

Massas

Risotos

Polenta

Tubérculos
TEMPEROS

Pimentas

Ervas

Especiarias

Aromáticos
DOCES

Oleoginosas

Frutas

Sobremesas

Chocolate
DESCRIÇÃO
cortes nobres de gado assados preferencialmente na brasa, carnes de caça assadas no forno ou na brasa, massas com molhos estruturados, risotos a base de cogumelos, charcutaria de alta qualidade e queijos duros em geral