A palavra equilíbrio frequentemente está presente na descrição de bons vinhos. Nada em excesso e nada faltando. Mas o equilíbrio alcançado no vinho tem um preço para a videira. É preciso um pequeno e controlado estresse. Vamos entender:
Vinhos e videiras são criações humanas
Na natureza, uma videira - que é uma planta trepadeira - tende a crescer e espalhar novos brotos. Em condições favoráveis de nutrientes, água e calor, ela vai procurar a expansão vegetativa e, normalmente, não dará muitos frutos. Seu instinto vai entender que naquele lugar, tudo está perfeito para sua morada e não há motivos para se preocupar com a sobrevivência. É o contrário do que acontece com o cultivo da videira para produção de vinhos. Ela é submetida a uma situação na qual terá que “lutar” um pouco mais, sem confortos demasiados. Isso não é natural, obviamente, assim como toda a agricultura do ser humano. Na natureza todos os seres vivos interferem e se relacionam de alguma forma com seu meio. Fazendo uma analogia com uma pessoa que tenha todo o conforto possível, as chances dela não se esforçar e desenvolver novas habilidades é grande. Mas quando existem necessidade e urgência, aparecem a energia e inteligência para desbravar novos caminhos. Com as videiras também funciona assim. Vinhos bons são feitos com vinhas que passaram por algum estresse hídrico e – importante dizer – controlado! O objetivo é diminuir o seu vigor natural e não incentivar a produção de novos brotos e raízes superficiais. Um crescimento vigoroso faz com que as uvas aumentem de tamanho e diminuam as características químicas desejadas para a produção de um bom vinho.
Ilustração por Jason Holley
A fotossíntese produzida pelas folhas é transformada em sacarose.
A água então, transporta a sacarose por toda a planta.
Aos poucos esse tipo de açúcar se transforma em glicose, e em seguida, em frutose, que são os açucares passíveis de fermentação. O açúcar é muito importante porque é através dele que as leveduras produzirão o álcool.
O estresse hídrico
Toda videira precisa de água, mas em Bordeaux e alguns locais na Toscana, ela (água) precisa vir naturalmente pela chuva. A irrigação é proibida por lei para vinhas antigas, a não ser em casos extremos. Para os europeus é uma forma de manter o terroir. Em outros países não existem regras tão rígidas, em parte porque a produção de vinhos nesses lugares só será possível se os vinhedos forem regularmente irrigados. Portanto a gestão do estresse é fundamental. Em síntese, o estresse hídrico significa que o nível de água ficou abaixo de um ideal de sobrevivência para a planta. Isso é importante porque ela responde desenvolvendo raízes mais profundas para buscar água. Com isso, produzirá menos folhas e se concentrará em se reproduzir (o que, no caso de um vegetal, significa produzir frutos). Essa situação, aliada com o calor do sol, trará um aumento de açúcar, antocianinas e compostos fenólicos na uva. O cuidado é grande em busca de um equilíbrio ideal porque se a temperatura do clima for muito alta, e houver pouca água, a planta simplesmente “desliga” a fabricação dos frutos e tudo se perde. O enólogo acompanha todo o processo, medindo a umidade do solo, para que quando a maturação estiver equilibrada, a colheita possa começar.
Fases da maturação nas uvas
Maturação Fenólica - É a quantidade e qualidade dos polifenóis presentes. Com um estresse controlado de água há o aumento dos compostos fenólicos.
Maturação Aromática – Grande parte dos compostos aromáticos estão na pele das uvas. O estresse hídrico e o aumento da temperatura na planta ajudam a enriquecer os aromas.
Maturação Enológica/Tecnológica – é o momento ideal para a colheita, onde as uvas apresentarão uma estabilidade dos açúcares e acidez. Esse equilíbrio é desejável na produção de bons vinhos.
Conclusão
Se fizermos um paralelo com a vida humana, talvez não existam grandes recompensas se não houverem esforços. Sair da zona de conforto é a forma de produzir bons frutos. Para as videiras é o estresse hídrico, na intensidade e no tempo certo, que dará ao enólogo os recursos ideais para produzir bons vinhos. Equipe VinumDay • um vinho para cada dia
A cada dia oferecemos um vinho por um preço super especial (em 99% dos casos é o melhor preço que você irá encontrar no mercado online).
Adega Virtual
Todas as compras que você realiza na VinumDay são enviadas para a sua adega virtual. Esse sistema exclusivo lhe permite acumular compras feitas em datas diferentes para obter frete reduzido ou gratuito.
Frete Grátis
Ao acumular compras na adega virtual acima de um determinado valor (que varia de R$ 400 a R$ 800 - dependendo da sua região) você pode solicitar a entrega com frete gratuito.
Pagamento
O pagamento pode ser realizado através de cartão de crédito ou então via depósito bancário/DOC/TED.
Estamos falando do lendário Les Mougeottes Pinot Noir!
Best seller consolidado, este varietal de Pinot Noir é reiteradamente considerado pelo competente time de sommeliers da curadoria VinumDay como um dos melhores (se não o melhor) Pinots de relação custo/benefício no mercado brasileiro. Sua receita é simples, direta e, claro, a mais buscada por todos os produtores do mundo: a união de um ótimo produto a um preço fantástico!
Proveniente do Languedoc-Roussillon, este elegante Pinot de alma borgonhesa chega à safra 2021 esbanjando sutileza e tipicidade. Suas uvas são oriundas de parcelas selecionadas de um terroir extremamente específico no Languedoc – aos pés da Montagne Noire (Montanha Negra), que combina noites frias e dias quentes.
Para preservar a tipicidade varietal, parte da colheita é realizada no início da temporada de maturação, sendo fermentada a baixa temperatura. A outra parte, totalmente madura, passa por uma maceração tradicional e longa. Esta segunda parcela amadurece 14 meses em barricas de carvalho francês. O corte destes vinhos resulta em um blend de ótima complexidade.
Na taça temos os tradicionais aromas da casta: frutas vermelhas maduras, como a cereja, o morango e a framboesa, completados por notas de especiarias doces e gostosos toques florais e levemente defumados. Em boca é delicado e suculento, com uma harmoniosa estrutura, que alia taninos finos e macios e uma acidez direta e de boa salivação.
Daquele tipo de vinho que sempre devemos ter diversas garrafas disponíveis em nossas adegas. Para comprar de caixa! Aproveite ;)
Que a vinícola Renacer é sinônimo de altíssima qualidade na taça você já sabe!
Porém, o que você pode ter esquecido é que, além de seus cobiçados Malbecs, a empresa também é considerada uma das melhores produtoras de Cabernet Franc!
Fundada em 2001, a Bodega Renacer atualmente é detentora de 30 hectares de videiras no distrito de Perdriel, no departamento de Luján de Cuyo (Mendoza). Além de cultivar suas próprias videiras, utilizando fundamentos como alta densidade de plantas, sustentabilidade e baixos rendimentos, a vinícola trabalha com produtores independentes, visando adquirir uvas das melhores parcelas do terroir de Luján de Cuyo e Valle de Uco.
Voltando para a Cabernet Franc, a variedade vem ganhando cada vez mais prestígio na Argentina. Embora seja uma casta antiga, com cultivo tradicional em Bordeaux e no Valle de Loire, no terroir mendocino expressa um caráter totalmente diferente, sendo um vinho concentrado e muito expressivo.
Este varietal foi elaborado com uvas colhidas em Vista Flores (Valle de Uco), a 1100 metros de altitude, onde o solo é pobre, calcário e bastante pedregoso, e Perdriel (Luján de Cuyo), a cerca de 950 metros, onde o solo é majoritariamente franco. Os vinhedos de mais de 20 anos, geram baixíssimos rendimentos, pois as videiras se esforçam o máximo diante do clima semi-desértico.
A fermentação, com uvas selecionadas criteriosamente, ocorreu em tanques de aço inoxidável com leveduras indígenas, em temperatura entre 22 e 24 °C. Por fim, o estágio ocorreu por 12 meses em barricas de carvalho francês.
O time da curadoria VinumDay, que já era fã desse vinho, ficou novamente encantada! O olfato é repleto de frutas negras maduras, envoltas por notas herbáceas muito elegantes, acompanhadas de baunilha, chocolate amargo, tabaco e pimenta-branca, finalizando com toques de eucalipto e gengibre.
Em boca é potente, saboroso e elegante, mostrando taninos firmes, porém polidos, suportados por uma acidez fresca e muito salivante. A concentração de fruta chama atenção, sendo um Cabernet Franc muito saboroso e com alto potencial gastronômico.
Aproveite o tradicional desconto da VinumDay e garanta já esse deliciosíssimo Cab Franc em sua Adega Virtual. São 70 garrafas disponíveis.