O Julgamento de Paris de 1976 foi um divisor de águas no mundo dos vinhos. Após a famosa degustação às cegas na qual os americanos ganharam as maiores pontuações, abriram-se novas possibilidades para a produção de vinhos de alta qualidade nos Estados Unidos e no restante do Novo Mundo. Mas o acesso ao consumo destes vinhos ainda era restrito. Então, em meados dos anos 90 a internet invadiu o mundo, e desde então as lojas de vinhos online vêm derrubando barreiras.
Gráfico do Google mostrando o interesse pela palavra "vinho".
Produção de vinho fora da Europa
A primeira revolução - ainda em curso - foi mostrar que bons vinhos podiam ser produzidos fora dos tradicionais países europeus, como França, Itália e Espanha. Para que isso acontecesse, a globalização teve um importante papel quando possibilitou o intercâmbio de conhecimentos entre os enólogos e novas tecnologias para os produtores de vinho. A redescoberta de antigas vinícolas no leste europeu (Bulgária, Romênia, Croácia, etc...), juntamente com o nascimento da produção do novo mundo em países como Nova Zelândia, Austrália, Argentina, Chile e África do Sul nos trouxeram novas experiências enológicas, como se pudéssemos dar a volta ao mundo apenas trocando a taça.
A revolução da internet no consumo
Os americanos são os maiores consumidores mundiais, registrando um consumo crescente ano a ano. Segundo o Wine Institute, o consumo americano triplicou desde o Julgamento de Paris até 2014. Veja o relatório completo do consumo per capita por país.
O consumo de vinhos de gama mais elevada, que aumentava em grande parte pelas confrarias que surgiram até a década de 90, recebeu um impulso enorme quando a internet trouxe o comércio eletrônico e principalmente a informação. No caso do vinho, o consumidor mais exigente costuma ser um apaixonado. E quanto mais ele experimenta, mais ele espera das lojas que oferecem o produto, tanto físicas como eletrônicas (e-commerce). Graças à revolução da internet, muitos enófilos, mesmo morando longe dos grandes centros urbanos, podem ter acesso a produtos mais seletivos e raros. Porém, quando tantas opções surgem em nossa frente, vem à tona o dilema da decisão.
A escolha de vinhos online
Nós, humanos, ficamos meio perdidos quando nos deparamos com um volume grande de opções. É como se nosso cérebro virasse um jogo de ping-pong. Como encarar regiões menos tradicionais e terroirs desconhecidos? Castas incomuns e assemblages inesperados? Vamos fazer uma analogia: um veículo de comunicação, que trabalha com vários assuntos relevantes e de interesse da sociedade, num dado momento precisará filtrá-los e selecioná-los antes de informar. O chefe de redação atua fazendo uma curadoria das notícias que estejam de acordo com seu público. Espera-se dele um compromisso e conhecimento sobre o que pode e deve ser divulgado. Com o acesso aos vinhos online acontece algo parecido, pois são inúmeros os rótulos disponíveis no mercado nacional. Presta-se um bom serviço aos consumidores quando se faz uma seleção criteriosa dos produtos, que devem envolver obrigatoriamente uma análise sensorial do vinho oferecido. Desconfie de vendedores que trabalham na base do "CTRL+C, CTRL+V" a partir das fichas técnicas da vinícola, pois o vinho muda com o passar do tempo. Portanto, nossa dica é: encontre um bom filtro de escolha. Ou seja, profissionais e empresas que tenham especial atenção com a qualidade e a prática degustativa. Afinal o tempo nos leva a desenvolver nossas preferências, mas o caminho fica mais rápido quando percorremos juntos. Equipe VinumDay • um vinho para cada dia
A cada dia oferecemos um vinho por um preço super especial (em 99% dos casos é o melhor preço que você irá encontrar no mercado online).
Adega Virtual
Todas as compras que você realiza na VinumDay são enviadas para a sua adega virtual. Esse sistema exclusivo lhe permite acumular compras feitas em datas diferentes para obter frete reduzido ou gratuito.
Frete Grátis
Ao acumular compras na adega virtual acima de um determinado valor (que varia de R$ 400 a R$ 800 - dependendo da sua região) você pode solicitar a entrega com frete gratuito.
Pagamento
O pagamento pode ser realizado através de cartão de crédito ou então via depósito bancário/DOC/TED.
Estamos falando do lendário Les Mougeottes Pinot Noir!
Best seller consolidado, este varietal de Pinot Noir é reiteradamente considerado pelo competente time de sommeliers da curadoria VinumDay como um dos melhores (se não o melhor) Pinots de relação custo/benefício no mercado brasileiro. Sua receita é simples, direta e, claro, a mais buscada por todos os produtores do mundo: a união de um ótimo produto a um preço fantástico!
Proveniente do Languedoc-Roussillon, este elegante Pinot de alma borgonhesa chega à safra 2021 esbanjando sutileza e tipicidade. Suas uvas são oriundas de parcelas selecionadas de um terroir extremamente específico no Languedoc – aos pés da Montagne Noire (Montanha Negra), que combina noites frias e dias quentes.
Para preservar a tipicidade varietal, parte da colheita é realizada no início da temporada de maturação, sendo fermentada a baixa temperatura. A outra parte, totalmente madura, passa por uma maceração tradicional e longa. Esta segunda parcela amadurece 14 meses em barricas de carvalho francês. O corte destes vinhos resulta em um blend de ótima complexidade.
Na taça temos os tradicionais aromas da casta: frutas vermelhas maduras, como a cereja, o morango e a framboesa, completados por notas de especiarias doces e gostosos toques florais e levemente defumados. Em boca é delicado e suculento, com uma harmoniosa estrutura, que alia taninos finos e macios e uma acidez direta e de boa salivação.
Daquele tipo de vinho que sempre devemos ter diversas garrafas disponíveis em nossas adegas. Para comprar de caixa! Aproveite ;)
Que a vinícola Renacer é sinônimo de altíssima qualidade na taça você já sabe!
Porém, o que você pode ter esquecido é que, além de seus cobiçados Malbecs, a empresa também é considerada uma das melhores produtoras de Cabernet Franc!
Fundada em 2001, a Bodega Renacer atualmente é detentora de 30 hectares de videiras no distrito de Perdriel, no departamento de Luján de Cuyo (Mendoza). Além de cultivar suas próprias videiras, utilizando fundamentos como alta densidade de plantas, sustentabilidade e baixos rendimentos, a vinícola trabalha com produtores independentes, visando adquirir uvas das melhores parcelas do terroir de Luján de Cuyo e Valle de Uco.
Voltando para a Cabernet Franc, a variedade vem ganhando cada vez mais prestígio na Argentina. Embora seja uma casta antiga, com cultivo tradicional em Bordeaux e no Valle de Loire, no terroir mendocino expressa um caráter totalmente diferente, sendo um vinho concentrado e muito expressivo.
Este varietal foi elaborado com uvas colhidas em Vista Flores (Valle de Uco), a 1100 metros de altitude, onde o solo é pobre, calcário e bastante pedregoso, e Perdriel (Luján de Cuyo), a cerca de 950 metros, onde o solo é majoritariamente franco. Os vinhedos de mais de 20 anos, geram baixíssimos rendimentos, pois as videiras se esforçam o máximo diante do clima semi-desértico.
A fermentação, com uvas selecionadas criteriosamente, ocorreu em tanques de aço inoxidável com leveduras indígenas, em temperatura entre 22 e 24 °C. Por fim, o estágio ocorreu por 12 meses em barricas de carvalho francês.
O time da curadoria VinumDay, que já era fã desse vinho, ficou novamente encantada! O olfato é repleto de frutas negras maduras, envoltas por notas herbáceas muito elegantes, acompanhadas de baunilha, chocolate amargo, tabaco e pimenta-branca, finalizando com toques de eucalipto e gengibre.
Em boca é potente, saboroso e elegante, mostrando taninos firmes, porém polidos, suportados por uma acidez fresca e muito salivante. A concentração de fruta chama atenção, sendo um Cabernet Franc muito saboroso e com alto potencial gastronômico.
Aproveite o tradicional desconto da VinumDay e garanta já esse deliciosíssimo Cab Franc em sua Adega Virtual. São 70 garrafas disponíveis.