A Fermentação Malolática na Transformação do Vinho
15 de março - 2016
O nascimento dos sabores e aromas do vinho é o resultado de um duelo entre dezenas de substâncias químicas. E boa parte dos segredos aromáticos que gostamos tanto, se formam durante a fermentação malolática.
A descoberta e o domínio da Oenococcus oeni
Uma breve história para que você entenda que estamos numa época privilegiada. Enólogos antigos já conheciam a ação dos ácidos das uvas durante a fermentação do vinho. Sabiam que um desses ácidos, o chamado ácido málico, perdia sua força com o tempo deixando o vinho mais macio. Mas ninguém sabia qual era a causa. Foi somente em 1891 que um enólogo suíço, Hermann Müller, propôs a teoria de que a transformação de um ácido forte, como o málico, em ácido lático ocorria devido a ação de bactérias presentes na fermentação do mosto da uva.
O enólogo suíço Hermann-Müller foi o primeiro a suspeitar das bactérias láticas.
Em 1930 o conhecimento sobre essas bactérias ainda era especulativo, mas o enólogo francês Jean Ribéreau-Gayon já defendia seus benefícios. Os avanços científicos sobre a química da fermentação malolática ocorreu mesmo a partir de 1950. E somente na década de 1980 começa a comercialização e o uso das bactérias láticas em diversos alimentos e bebidas com o intuito de adicionar mais aromas e sabores. No caso do vinho, existe um tipo de bactéria lática em especial que se adapta muito bem: a Oenococcus oeni. Ela é a mais usada, porque além de transformar o ácido málico em lático, atua nos açúcares liberando aromas. Com isso, o principal objetivo dos enólogos em compreender e dominar essa técnica é a possibilidade de desconstruir e reconstruir aromas do vinho.
Definição da fermentação malolática
A reação durante a transformação do ácido málico em lático libera aromas complexos.
Basicamente a fermentação malolática é a transformação do ácido málico presente nas uvas em ácido lático. Ela é muito usada na vinificação moderna e significa a adição das bactérias láticas sob um rigoroso controle e gerenciamento. É chamada de segunda fermentação pois a primeira é a fermentação alcoólica, onde os açúcares das frutas são transformados em álcool pela levedura Saccharomyces cerevisiae. Além de transformar o ácido málico, a fermentação malolática libera gás carbônico, ácido acético, diacetil e vários ésteres. Essas substâncias todas darão maciez, novos aromas e complexidade ao produto, portanto para alcançar um bom resultado é necessário muito cuidado, já que o processo interfere na composição do vinho. Ácido Málico – está presente em intensidades diferentes nas frutas, inclusive na uva. A maçã verde é o melhor exemplo da força desse ácido. Ácido Lático (ou Láctico) – presente principalmente nos laticínios, mas também no suco da carne, músculos de animais e algumas plantas. É considerado um ácido suave e ajuda a dar a sensação de “corpo no vinho”. Diacetil - é o principal composto orgânico liberado durante o processo da fermentação malolática. Ele é responsável pelo gosto amanteigado não só no vinho mais em diversos alimentos industrializados que apresentam aromas de manteiga.
Das fermentações às taças
Nada é fácil na concepção e produção de bons vinhos. As variáveis são tantas que o mais experiente enólogo concordaria: o que funciona aqui e agora, pode não funcionar amanhã e noutro lugar. Essa dificuldade se traduz em um trabalho quase artesanal por parte da vinícola, com muitas análises envolvidas. A experiência e o conhecimento tácito (aquele que não está nos livros) em saber lidar com as variáveis presentes - durante as fermentações alcoólicas e maloláticas - terão como consequência a exuberância que tanto esperamos dentro de nossas taças. Equipe VinumDay • um vinho para cada dia
A cada dia oferecemos um vinho por um preço super especial (em 99% dos casos é o melhor preço que você irá encontrar no mercado online).
Adega Virtual
Todas as compras que você realiza na VinumDay são enviadas para a sua adega virtual. Esse sistema exclusivo lhe permite acumular compras feitas em datas diferentes para obter frete reduzido ou gratuito.
Frete Grátis
Ao acumular compras na adega virtual acima de um determinado valor (que varia de R$ 400 a R$ 800 - dependendo da sua região) você pode solicitar a entrega com frete gratuito.
Pagamento
O pagamento pode ser realizado através de cartão de crédito ou então via depósito bancário/DOC/TED.
Estamos falando do lendário Les Mougeottes Pinot Noir!
Best seller consolidado, este varietal de Pinot Noir é reiteradamente considerado pelo competente time de sommeliers da curadoria VinumDay como um dos melhores (se não o melhor) Pinots de relação custo/benefício no mercado brasileiro. Sua receita é simples, direta e, claro, a mais buscada por todos os produtores do mundo: a união de um ótimo produto a um preço fantástico!
Proveniente do Languedoc-Roussillon, este elegante Pinot de alma borgonhesa chega à safra 2021 esbanjando sutileza e tipicidade. Suas uvas são oriundas de parcelas selecionadas de um terroir extremamente específico no Languedoc – aos pés da Montagne Noire (Montanha Negra), que combina noites frias e dias quentes.
Para preservar a tipicidade varietal, parte da colheita é realizada no início da temporada de maturação, sendo fermentada a baixa temperatura. A outra parte, totalmente madura, passa por uma maceração tradicional e longa. Esta segunda parcela amadurece 14 meses em barricas de carvalho francês. O corte destes vinhos resulta em um blend de ótima complexidade.
Na taça temos os tradicionais aromas da casta: frutas vermelhas maduras, como a cereja, o morango e a framboesa, completados por notas de especiarias doces e gostosos toques florais e levemente defumados. Em boca é delicado e suculento, com uma harmoniosa estrutura, que alia taninos finos e macios e uma acidez direta e de boa salivação.
Daquele tipo de vinho que sempre devemos ter diversas garrafas disponíveis em nossas adegas. Para comprar de caixa! Aproveite ;)
Que a vinícola Renacer é sinônimo de altíssima qualidade na taça você já sabe!
Porém, o que você pode ter esquecido é que, além de seus cobiçados Malbecs, a empresa também é considerada uma das melhores produtoras de Cabernet Franc!
Fundada em 2001, a Bodega Renacer atualmente é detentora de 30 hectares de videiras no distrito de Perdriel, no departamento de Luján de Cuyo (Mendoza). Além de cultivar suas próprias videiras, utilizando fundamentos como alta densidade de plantas, sustentabilidade e baixos rendimentos, a vinícola trabalha com produtores independentes, visando adquirir uvas das melhores parcelas do terroir de Luján de Cuyo e Valle de Uco.
Voltando para a Cabernet Franc, a variedade vem ganhando cada vez mais prestígio na Argentina. Embora seja uma casta antiga, com cultivo tradicional em Bordeaux e no Valle de Loire, no terroir mendocino expressa um caráter totalmente diferente, sendo um vinho concentrado e muito expressivo.
Este varietal foi elaborado com uvas colhidas em Vista Flores (Valle de Uco), a 1100 metros de altitude, onde o solo é pobre, calcário e bastante pedregoso, e Perdriel (Luján de Cuyo), a cerca de 950 metros, onde o solo é majoritariamente franco. Os vinhedos de mais de 20 anos, geram baixíssimos rendimentos, pois as videiras se esforçam o máximo diante do clima semi-desértico.
A fermentação, com uvas selecionadas criteriosamente, ocorreu em tanques de aço inoxidável com leveduras indígenas, em temperatura entre 22 e 24 °C. Por fim, o estágio ocorreu por 12 meses em barricas de carvalho francês.
O time da curadoria VinumDay, que já era fã desse vinho, ficou novamente encantada! O olfato é repleto de frutas negras maduras, envoltas por notas herbáceas muito elegantes, acompanhadas de baunilha, chocolate amargo, tabaco e pimenta-branca, finalizando com toques de eucalipto e gengibre.
Em boca é potente, saboroso e elegante, mostrando taninos firmes, porém polidos, suportados por uma acidez fresca e muito salivante. A concentração de fruta chama atenção, sendo um Cabernet Franc muito saboroso e com alto potencial gastronômico.
Aproveite o tradicional desconto da VinumDay e garanta já esse deliciosíssimo Cab Franc em sua Adega Virtual. São 70 garrafas disponíveis.