Se têm características que traduzem os vinhos da Nova Zelândia são: pureza, expressão varietal e singularidade.
Os vinhateiros da Nova Zelândia criaram um estilo único de Sauvignon Blanc, reconhecido por sua qualidade por unanimidade. Mas, o que talvez nem todos saibam, é que também dominam a vinificação de castas como Chardonnay, Pinto Gris, além de tintos, principalmente de Pinot Noir e cortes estilo bordalês.
De clima marítimo e frio (exceto em Central Otago, onde o clima é semi-continental), é um país de latitude ampla, abrangendo a faixa de paralelos 36 à 46ºS.
Embora a Nova Zelândia seja mais conhecida pelos seus vinhos frescos e ricos em fruta, produz cada vez mais uma grande variedade de estilos. Sem indicações geográficas específicas, a experimentação com diferentes técnicas de vinificação para criar novos estilos é prática corriqueira. Quando pensamos na forma de selar as garrafas, cerca de 90% são fechadas com tampa rosca (screwcap), marca registrada do país.
Sobre suas regiões, podemos dividir a ilha em Norte e Sul.
Norte: Greater Auckland, Gisbornn, Hawke's Bay e Wairarapa.
Sul: Marlborough, Nelson, Canterbury e Central Otago.
Quando pensamos no Sauvignon Blanc do Norte, como os de Martinborough, temos exemplares menos perfumados, não tão frutados e herbáceos quanto dos do Sul. Já, analisando os Sauvignon Blanc's do Sul, como da famosa região de Marlborough, temos rótulos mais expressivos, principalmente do ponto de vista aromático.
O contraste é muito interessante, e aos enoapaixonados que gostam de novas experiências, sugerimos que degustem exemplares de ambas procedências, para entender melhor, na prática.
A cada dia oferecemos um vinho por um preço super especial (em 99% dos casos é o melhor preço que você irá encontrar no mercado online).
Adega Virtual
Todas as compras que você realiza na VinumDay são enviadas para a sua adega virtual. Esse sistema exclusivo lhe permite acumular compras feitas em datas diferentes para obter frete reduzido ou gratuito.
Frete Grátis
Ao acumular compras na adega virtual acima de um determinado valor (que varia de R$ 400 a R$ 800 - dependendo da sua região) você pode solicitar a entrega com frete gratuito.
Pagamento
O pagamento pode ser realizado através de cartão de crédito ou então via depósito bancário/DOC/TED.
Aqui na VinumDay, além dos nossos garimpos diários, a cada 7 dias temos uma nova oportunidade incrível em nosso palco semanal!
Apresentamos o Casa Silva Lago Ranco Sauvignon Blanc 2023, escoltado por ilustres 94 pontos no Guia Descorchados e por Tim Atkin.
Em 2006, a Casa Silva decidiu realizar um experimento desafiador: plantar videiras em Futrono, no extremo sul da Patagônia Chilena, uma região onde poucas se arriscaram a fazer o mesmo.
Foi as margens do Lago Ranco, também próximo da Cordillheira dos Andes, onde a vinícola se deparou com condições propícias para um experimento com Sauvignon Blanc, Pinot Noir e Riesling. Isso, pois o terreno levemente inclinado e próximo ao bolsão de água, impedem a formação das geadas, que, consequentemente, inibiriam as boas condições de cultivo na região.
A aposta resultou em vinhos tão excepcionais, que hoje, a Casa Silva cultiva 11 hectares em Futrono. A produção é minúscula, mas tem originado alguns dos vinhos mais premiados da empresa, caracterizados pelo perfil muito distinto frente outras regiões do Chile.
Este Sauvignon Blanc passou por fermentação lenta em tanques de aço inox, a baixa temperatura, para preservar o caráter da fruta e um equilíbrio perfeito.
Na taça se revela encantador. A paleta aromática é formada por frutas de caroço e frutas tropicais frescas, como manga, abacaxi e maracujá, além de maçã verde, limão-siciliano e grama recém cortada.
Na boca se mostra equilibrado e refrescante, com acidez suculenta. Apresenta uma profusão de sabores de frutas tropicais e cítricas, que se prolongam harmoniosamente em um final de boca longo e muito gostoso.
Um conjunto maravilhoso, que merece estar em uma Adega qualificada.
Aproveite, mas não se demore - são apenas 35 unidades.
Ele pode até ser “Petit” no nome, mas na taça é um verdadeiro gigante!
Apresentamos a safra 2023 do Petit Chablis de Alain Geoffroy — um Chardonnay de domaine com cinco gerações de tradição no norte da Borgonha. Por se tratar de um legítimo produtor Chablisien, Geoffroy domina com maestria cada nível da apelação.
A prova disso está nesse exemplar. Seu diferencial está em nas vinhas jovens, com cerca de 10 anos, plantadas nos mesmos solos de calcário Kimmeridgian que conferem a inconfundível mineralidade aos grandes vinhos da região.
Na taça, mostra-se superlativo. É refinado e vibrante, com notas de maçã verde, pera, carambola, flores brancas como a acácia, e o clássico toque mineral de silex.
Em boca, revela acidez suculenta e sabores marcantes, confirmando as nuances frutadas e florais. A deliciosa mineralidade que se perpetua no fim de boca, traz a garantia do pedigree de uma das áreas mais nobres do mundo para o Chardonnay.
É uma oferta muito especial. Conseguimos 35% OFF neste vinho.
Se possível, garanta mais de uma garrafa, afinal, "cavalo encilhado não passa duas vezes".