A região vitivinícola de Chablis é o verdadeiro paraíso da casta Chardonnay. Localizada no caminho entre Paris e Beaune, contempla cerca de 5000 hectares, no vale do rio Serein, ao Norte da Borgonha. Região desafiadora, que enfrenta geadas e utiliza aspersores e aquecedores para proteção dos vinhedos.
O clima continental proporciona temperaturas muito baixas no inverno, seguidas de geadas de primavera e verões quentes. Essas condições moldam o caráter único dos vinhos Chablis, aliadas a um solo incomum, Kimmeridgiano, que não é encontrado em nenhum lugar do mundo, exceto no sul da Inglaterra.
Seus vinhos são conhecidos por um caráter austero, acidez alta, em pleno equilíbrio e incontestável elegância. O destaque é para as deliciosas notas de maçã verde, frutas cítricas, pedra molhada e até nuances metálicas, dependendo da localização dos vinhedos, entre outros fatores.
Chablis possui 4 apelações de origem controladas, classificação estabelecida em 1938:
Petit Chablis: categoria mais simples, geralmente elaborados com uvas de menor maturação, provenientes do sopé das colinas. Consequentemente, são os vinhos mais baratos da classificação, mas que carregam indiscutível qualidade;
Chablis: segunda categoria, os mais conhecidos, originários de vinhedos normalmente da base das colinas, ou seja, com uvas com maior maturação e qualidade;
Premier Cru: vinhos de valor agregado maior, elaborados com uvas provenientes do centro das colinas, com alta concentração mineral;
Grand Cru: os mais caros e difíceis de encontrar, elaborados com as melhores bagas. São sete sub-regiões permitidas para a sua elaboração, que deve ser feita com as melhores bagas, que passam por uma seleção extremamente minuciosa. São vinhos de longa guarda, que se revelam expoentes ao passar dos anos, ultrapassando uma década.
Os Petit Chablis e os Chablis normalmente apresentam alta intensidade de fruta verde e acidez, enquanto os Premier Cru e Grand Cru apresentam maior concentração, corpo e maturação. Todos são brancos secos.
Harmonizar estes vinhos não é tarefa árdua, bem ao contrário, é um verdadeiro deleite. Mas claro, vale a atenção aos detalhes. É evidente que frutos-do-mar (como ostras) são escolhas certeiras. Para entradas ou pratos menos requintados, o Petit Chablis é uma ótima compania. Já, um Chablis, pede um prato mais elaborado, e as demais classificações assim continuam. Sugestões são: mariscos ao bafo com ervas frescas, camarão no tucupi, escargots à la bourguignone, entre outras.
A cada dia oferecemos um vinho por um preço super especial (em 99% dos casos é o melhor preço que você irá encontrar no mercado online).
Adega Virtual
Todas as compras que você realiza na VinumDay são enviadas para a sua adega virtual. Esse sistema exclusivo lhe permite acumular compras feitas em datas diferentes para obter frete reduzido ou gratuito.
Frete Grátis
Ao acumular compras na adega virtual acima de um determinado valor (que varia de R$ 400 a R$ 800 - dependendo da sua região) você pode solicitar a entrega com frete gratuito.
Pagamento
O pagamento pode ser realizado através de cartão de crédito ou então via depósito bancário/DOC/TED.
Nossa oferta semanal segue na exploração de brancos distintos e expressivos da terra da bota!
Da Toscana passamos ao Piemonte – mais especificamente para as vertiginosas colinas de Roero (região ao norte Barolo) – para apreciar uma antiga casta autóctone: Arneis.
Temperamental, a Arneis tem em seu nome um reflexo dessa personalidade complexa: "patife", no dialeto local, seria sua melhor tradução, fato explicado pela dificuldade de cultivo, e pelos seus baixos (e irregulares) rendimentos.
Apesar disso, a variedade triunfa nos solos margo-arenosos de Roero, com sua excelente drenagem. Quando bem cuidada, dá vida a vinhos ricos, que podem envelhecer muito bem – daí sua alcunha de "Nebbiolo Bianco".
Produzida pela expertise da Poderi Gianni Gagliardo – nome de referência no Piemonte – temos aqui uma versão profunda e mineral da variedade.
As uvas são colhidas e selecionadas manualmente, sendo prensadas suavemente com cachos inteiros, para obter um mosto de alta pureza. A malolática é bloqueada para potencializar a expressão varietal, e o envelhecimento contempla 5 meses em contato com as lias, o que agrega textura e estrutura de boca.
Na taça encanta pela elegância, com notas de frutas de caroço (pêssego e nectarina), flor de acácia e pedra molhada. Aos poucos, delicados toques de castanhas e amêndoas emergem. Na boca é um vinho muito fresco e limpo, mas com uma tensão nítida, sinal de que deve se tornar ainda melhor com mais alguns anos em garrafa.
Companhia perfeita para frutos-do-mar e queijos frescos.
Amigos, baixou o preço do Ramón Bilbao Viñedos de Altura!
Este Rioja espetacular fez muito sucesso na nossa vitrine em 2023, e agora retorna com um preço menor que na oferta anterior.
Se você já conhece a qualidade desse vinho, não perca tempo e garanta as suas garrafas.
Mas, se ainda não teve o prazer de degustá-lo, confira abaixo a descrição minuciosa da curadoria da VinumDay, e descubra o quão excepcional este tinto é!
"Prestes a se tornar centenária, a Bodegas Ramón Bilbao é uma referência na D.O.C.a Rioja.
Fundada em 1924 em Haro, uma das principais cidades da região, a vinícola orgulha-se de possuir vinhedos próprios espalhados pela denominação, com mais de 40 anos, que se destacam por sua altitude e a proximidade aos sopés das montanhas – que são consideradas as áreas mais nobres do terroir riojano.
Outro destaque vai para a sustentabilidade, tratada com empenho e seriedade pela empresa! São cinco pilares trabalhados: Gestão da água; eficiência energética, com a utilização de fontes renováveis; redução de emissão de gases; redução de resíduos; e vinhedo ecológico.
Em 2024 a empresa comemorou pelo sexto ano consecutivo sua presença na seleta lista das “Marcas de Vinhos mais Admiradas do Mundo” da Drinks International – uma das principais publicações de bebidas do planeta. Apenas a Ramón Bilbao e outras oito vinícolas espanholas ficaram ao lado de grandes nomes da vitivinicultura mundial, como Familia Torres, Catena Zapata, Penfolds, Antinori, Vega Sicilia e Domaine de La Romanée-Conti.
O Ramón Bilbao Viñedos de Altura é um blend composto por 50% de Tempranillo e 50% de Garnacha. A Tempranillo vem do vinhedo de Ábalos na Rioja Alta, e a Garnacha vem do vinhedo Tudelilla na Rioja Oriental, ambos a mais de 700 metros de altitude. São fermentadas separadamente em barris de carvalho francês e, após a malolática espontânea, o blend é realizado e o vinho amadurece por 15 meses em barricas novas de carvalho francês.
Esta safra 2020 (considerada memorável na região) alcançou expressivos 93 pontos pelo Master of Wine Tim Atkin. Levou também 92 na Revista Adega e 91 pontos no Guía Peñin.
Na taça esbanja qualidade e tipicidade! O olfato é envolvente e de boa intensidade, trazendo em primeiro plano frutas vermelhas frescas e maduras, como a cereja e o morango; em seguida aparecem especiarias doces (canela e baunilha) e notas de folhas secas, cacau e couro; finalizando com toques florais, minerais e defumados. Em boca tem ótima estrutura e corpo, com taninos finos, firmes e maduros muito bem alinhados a uma acidez salivante, viva e muito gastronômica. O final de boa é saborosíssimo e de grande persistência.
Um vinhaço!
Com 30% de desconto? É para não deixar essa oportunidade passar!!"