O 17 de Abril é um delicioso marco no moderno Calendário do Vinho, esperado anualmente com ansiedade pelos enófilos de todo o planeta.
Comemora-se mundialmente nesta data o Malbec World Day, que mobiliza apreciadores da bebida de Baco e Dionísio a voltarem seus olhos para a casta, celebrando-a sorvendo uma bela taça de tinto.
A uva, que fez morada na Argentina, tem origem francesa, em Cahors, no sudoeste do país, e lá não era considerada das mais nobres. Chamada na França também de Côt, viu um fenômeno de popularidade acontecer na América do Sul; talvez o maior de que se tem notícia no mundo do vinho. Comparável à fama que a Sauvignon Blanc adquiriu em Marlborough, na Nova Zelândia, e a onipresente Cabernet Sauvignon, em Napa Valley, a Argentina soube redefinir uma variedade ofuscada e fazê-la cruzar fronteiras outrora nunca imaginadas.
O Segredo da Malbec Argentina
Terroir, terroir, terroir… Eis o segredo da Malbec em solo hermano.
A combinação da uva certa, no solo certo, sob o clima certo e manejada pelos produtores certos, transformou a casta numa potência de vendas. Se havia dúvidas sobre a influência do terroir na qualidade da uva, pode-se utilizar o case de sucesso da Malbec como prova viva disso.
Malbec World Day e sua Origem
E por que o 17 de Abril para a comemoração do Dia Mundial da Malbec?
Foi neste dia em 1853 que a primeira escola agrícola da Argentina foi fundada, na esperança de adaptar uvas francesas ao solo de Mendoza. A data é um símbolo da transformação da indústria vitivinícola argentina e o ponto de partida para o desenvolvimento da Malbec, figura emblemática exportada pelo país para os quatro cantos do mundo, e tão estimada quanto a camisa 10 alviazul e o dulce de leche.
Não tenha pena de abrir aquela ampola há muito guardada na adega e comemore a data em grande estilo. Mas não sem antes conferir a oferta especial que a VinumDay preparou para este Malbec World Day! Saúde!
A cada dia oferecemos um vinho por um preço super especial (em 99% dos casos é o melhor preço que você irá encontrar no mercado online).
Adega Virtual
Todas as compras que você realiza na VinumDay são enviadas para a sua adega virtual. Esse sistema exclusivo lhe permite acumular compras feitas em datas diferentes para obter frete reduzido ou gratuito.
Frete Grátis
Ao acumular compras na adega virtual acima de um determinado valor (que varia de R$ 400 a R$ 800 - dependendo da sua região) você pode solicitar a entrega com frete gratuito.
Pagamento
O pagamento pode ser realizado através de cartão de crédito ou então via depósito bancário/DOC/TED.
O sucesso do Monte Castelo Reserva Syrah 2022 foi tão grande que a safra esgotou até mesmo na vinícola.
A boa notícia? Tem novidade quente chegando direto de Goiás!
Temos em mãos um lançamento que promete encantar tanto quanto seu antecessor: a safra 2023 do Talha-Mar Reserva Blend, da vinícola São Patrício, outro produtor que está despontando no estado.
Ele é um corte de 50% Syrah e 50% Cabernet Sauvignon, com uvas de dupla poda colhidas em Rianápolis, no Vale de São Patrício. O Cabernet passou 6 meses em barricas francesas. Concluido o assemblage, o vinho ainda descansou 1 ano em garrafa antes de ser lançado.
Na taça, mostra uma bela combinação de aromas: frutas vermelhas e negras, como cereja e amora, acompanhadas por notas florais, ervas como sálvia, pimenta-do-reino e um toque de especiarias, como cravo e noz-moscada.
Em boca, é um vinho suculento, com ótima estrutura e taninos polidos. A intensidade e a precisão dos sabores conduzem a um final delicioso, que convida sempre ao próximo gole.
Fruto de um lote com apenas 2.700 garrafas, a VinumDay garantiu algumas para que você possa conhecer toda a força e o potencial desteterroir brasileiro em ascensão.
Aproveite a oportunidade e garanta as suas garrafas – só até às 23h59 de hoje!
“Cheverny fica na Touraine, no Loire, na terra daqueles castelos incríveis. Este é o território do Sauvignon Blanc, imbatível por seu frescor, seu aroma floral e frutado, seu sabor e leveza. Em nenhum outro lugar, nem mesmo em Sancerre, você encontrará uma joia tão pequena.”
Foi assim que Kermit Lynch — escritor e um dos mais respeitados negociadores de vinhos do mundo — destacou a excelência dos rótulos do Domaine du Salvard em Cheverny, logo após a criação da AOC, em 1993.
O Loire é, sem dúvida, um dos maiores berços de vinhos brancos. Savenières e Vouvray consagram o Chenin Blanc, enquanto Sancerre e Pouilly-Fumé disputam a coroa entre os melhores Sauvignons. Mas em meio a essas estrelas, Cheverny se destaca como uma incrível alternativa em valor.
É lá que os irmãos Thierry e Emmanuel Delaille, referências da denominação, elaboram o Le Vieux Clos Blanc 2023. A propriedade, nas mãos da família Delaille desde 1898, cultiva suas vinhas em solos argilo-calcários ricos em sílica, sob o clima fresco e continental de Touraine.
O vinho nasce de vinhas com mais de 30 anos no lieu-dit Le Vieux Clos. O segredo da qualidade fica por conta dos rendimentos 25% menores que o limite da AOC, aliado ao trabalho minucioso na adega: prensagem suave, fermentação controlada e estágio sobre as lias finas até o engarrafamento. Outro diferencial é o fato de os irmãos Delaille enriquecerem este Sauvignon com 15% de Chardonnay.
O resultado é um branco vibrante e de alto nível!
No nariz, notas de manga, lichia, carambola e nectarina dão o tom, entrelaçadas a sálvia, raspas de laranja e delicadas nuances minerais. Já em boca, a cremosidade da Chardonnay se equilibra com o frescor da Sauvignon, revelando camadas de pomelo, pêssego, maçã-verde e maracujá. O final é longo, suculento e muito cativante.
Um exemplar que traduz com maestria o potencial do terroir de Cheverny, com um preço que desafia a lógica.
Daquelas oportunidades que fazem cada gole valer o investimento.