Assim como o Ovo de Páscoa, o bacalhau é um daqueles pratos típicos que fazem parte da Semana Santa, principalmente na sexta-feira. Como na religião católica não é indicado o consumo de carne vermelha nesse período, algumas opções utilizadas para a substituição são à base de peixes.
O bacalhau, peixe que habita águas geladas, faz um sucesso gigantesco, pois começa seu reinado na sexta-feira Santa e só termina no almoço de domingo de Páscoa, abrindo espaço para os estimados chocolates de sobremesa. =)
Mas, que tal fugir das receitas repetidas dos últimos anos?
Para variar o seu cardápio em grande estilo, adaptamos esta receita incrível, muito tradicional no ponto mais ocidental de Portugal - a região do Cabo da Roca.
O instigante resultado vai deixar você com vontade de repetir esta receita várias vezes no ano!
Veja abaixo:
BACALHAU COM CROSTA DE MIGAS – serve 4 pessoas
Ingredientes para o bacalhau:
- 1 kg de lombo de bacalhau dessalgado;
- 600g de batatas pequenas com cascas;
- 1 molho de couve manteiga, cortado em tiras finas;
- 5 cebolas médias, fatiadas em 1 cm de espessura;
- Azeite de oliva extra virgem a gosto;
- Azeitonas verdes e pretas;
- Sal e pimenta-do-reino a gosto; e
- 1 ramo de alecrim.
Ingredientes para as migas:
- 250g de pão de milho;
- 2 colheres de sopa de ciboulette (cebolinha verde fina) - bem picada;
- 1 cebola média bem picada;
- 1 dente de alho bem picado;
- ½ xícara de azeite de oliva extra virgem;
- Sal e pimenta-do-reino a gosto.
Modo de preparo do Bacalhau:
- Coloque os lombos de bacalhau em uma panela, cubra com água, adicione 1 ramo de alecrim e leve a ferver por 15 min, então com um pegador retire os lombos da panela, bem escorridos, e coloque-os em uma travessa, para aguardar a montagem do prato;
- Na água que foi cozido o bacalhau, retire o ramo de alecrim e adicione as batatas (higienizadas) para cozinhar por 10 minutos, após escorra a água da panela;
- Fatie as cebolas e pique as folhas da couve (lavadas e escorridas, e retirados os talos grossos). Enrole-as como charutos e faça fatias finas;
- Escorra as azeitonas pretas e verdes e reserve.
Modo de preparo das migas:
- Esfarele o pão de milho com as mãos para fazer uma farofa;
- Pique a cebola, o alho e a ciboulette;
Em uma caçarola quente, adicione o azeite de oliva e em seguida a cebola, o alho e a ciboulette para refogar e dourar levemente em fogo médio (sem queimar o azeite). Em seguida, adicione o pão de milho esfarelado, sal e pimenta-do-reino a gosto e misture bem. Desligue o fogo e reserve, não é necessário dourar!
Vamos à montagem do prato?
Em um prato refratário retangular, dispor:
1ª Camada: espalhe um fio de azeite extra virgem de oliva no prato e, por cima, coloque as cebolas em rodelas, polvilhe um pouco de sal e pimenta e regue-as com um fio de azeite de oliva;
2ª Camada: espalhe em cima as couves picadas, tempere com um pouco de sal, pimenta e um fio de azeite de oliva:
3ª Camada: disponha os lombos de bacalhau em cima da cama de couve, espalhe as azeitonas, as batatas ao redor dos lombos e adicione sal, pimenta e regue com azeite de oliva extra virgem;
4ª Camada: espalhe as migas de pão de milho por cima de cada lombo de bacalhau.
Último Ato: leve ao forno por uns 20min – 30 min, à 200 ºC até dourar as migas e está pronto este inesquecível bacalhau.
O saboroso resultado merece reverência e, harmonizando com um ótimo vinho, o momento certamente será memorável!
Bom apetite!