Mairena
Malbec 2018
Fogo aceso, brasa espalhada no fundo da churrasqueira, grelha começando a esquentar e o ferro crepitando... De repente alguém suspira e diz: ”eu sinto cheiro de Argentina.” Foi o bastante para todos serem transportados mentalmente a terras portenhas e suas delícias enogastronômicas.
Não demorou a surgir uma garrafa do Mairena 2018. Prontamente aberta, matou logo a saudade dos presentes.
É um Malbec daqueles de checklist. Fruta madura e suculenta: CHECK. Taninos macios e domados: CHECK. Acidez no ponto: CHECK. Alta drinkability: CHECK. Perfeito para harmonizar com as carnes que estavam prestes a ser assadas: CHECK. O último CHECK que faltava era o da aprovação da Curadoria VinumDay, recebido com louvor!
Quem assina o rótulo é a Familia Blanco, fundada em 2005 pelo casal Gabriel e Mónica Blanco. Estabelecida na zona alta de Ugarteche, pequena localidade do departamento mendocino de Luján de Cuyo, uma das melhores áreas para o cultivo da emblemática Malbec na Argentina - e no mundo, a vinícola conta com três fincas em altitudes que variam entre 970 e 1070 metros acima do nível do mar.
“Inovação, trabalho árduo e amor pelo vinho.” A frase que representa os princípios da empresa familiar recebe os visitantes em sua sede, assim como os cinco filhos de Gabriel e Mônica, todos envolvidos na operação diária e tão apaixonados pela vinicultura quanto os pais.
Sua linha de entrada, Mairena, é focada em entregar vinhos de alto padrão a preço competitivo, e cumpre totalmente o objetivo.
De colheita manual e elaboração tradicional, com prensagem suave e fermentação sob temperatura controlada, e estágio em barricas de carvalho francês durante 6 meses, chega à taça do enófilo mostrando muita tipicidade.
O bouquet entrega amora, mirtilo e cereja bem maduros, além de morango macerado, tendo canela e noz-moscada ao fundo, com um toque de baunilha e eucalipto. No palato confirma a carga frutada dos aromas com o acréscimo de uma gostosa nota mais fresca, de ameixa-vermelha, com acidez na medida e taninos amainados. É fresco, elegante e equilibrado, balanceando a fruta com as nuances tostadas e especiadas, e de final sedoso e com boa persistência.
Ótimo tinto argentino que vale cada centavo do seu preço cheio. Com o descontaço que negociamos para ele hoje, e só hoje, torna-se imperdível!
Garanta pelo menos uma garrafa!