Cavazza La Bocara
Gambellara Classico 2021
Garganega, variedade ancestral, é uma das estrelas autóctones do Veneto.
Amplamente reputada pelos vinhos da DOC Soave, são poucos os que a conhecem pelos da DOC Gambellara. Mas se a Garganega deve sua fama à Soave, tem em Gambellara seu reduto máximo de qualidade.
Gambellara é uma apelação minúscula se comparada à "irmã gêmea" mais conhecida. Sua produção é majoritariamente consumida pelos veneti, com uma pequena parcela sendo exportada para outras regiões da Itália. Encontrá-la fora do país da bota, é raro.
Com um volume de produção muito menor, Gambellara triunfa na consistência da qualidade. Aqui os solos são muito mais homogêneos que em Soave, dominados pelo basalto de origem vulcânica. Os vinhedos quase sempre estão em colinas, com exposição solar privilegiada.
É o caso do exemplar que trazemos hoje, oriundo do coração da zona Classico de Gambellara. O Bocara se origina no vinhedo homônimo, o primeiro da família Cavazza, produtor com quase um século de tradição na região. São as melhores uvas da propriedade, fruto de videiras com idade média de 40 anos. A colheita é manual e segue uma vinificação in purezza, para expressão máxima da tipicidade varietal.
Na taça temos um vinho de livro-texto, com a mineralidade vulcânica em evidência.
O aroma combina limão-siciliano maduro, pera-amarela e nêspera, com intensas notas de flores brancas, toques de amêndoas e especiarias. Na boca encanta pelo frescor e concentração, com final longo e mineral.
Companhia perfeita para frutos-do-mar, pratos típicos da culinária thai, ou mesmo um belo sushi.
Aproveite os 40% OFF e garanta já essa joia na sua adega.