Château Lauriga
Rivesaltes Ambré Hors d'Âge (375 ml)
"É no fogo mais quente que se forja o melhor aço".
Os VDN – Vin Doux Naturel – são o ápice da produção do Roussillon. Vinhos fortificados, cuja elaboração nada tem de dócil.
As vinhas enfrentam um calor escaldante, carência de água, ventos intensos, e muitas vezes são dizimadas por hordas de javalis.
Na adega, além da mutage (fortificação), a vinificação frequentemente emprega técnicas oxidativas agressivas, como a maturação do vinho nos famosos bonbonnes por anos sob o sol.
Não é toda uva que consegue suportar essa metamorfose. Mas as que triunfam, geram vinhos incríveis — praticamente indestrutíveis!
O de hoje vem da AOC Rivesaltes.
Os Rivesaltes são predominantemente elaborados com Grenache, e podem ser de estilo redutivo ou oxidativo. O Rivesaltes Grenat é feito somente com Grenache Noir, e assim como o Rosé, é de estilo redutivo. Tuillé, elaborado com no mínimo 50% de Grenache Noir, e Ambré (VDN branco) são de estilo oxidativo.
No topo da pirâmide da AOC, existem outras 2 categorias, também de envelhecimento oxidativo: Rancio, cuja maturação é bastante prolongada, e o Hors d'Âge, quando um exemplar Tuillé ou Ambré passa por envelhecimento de, no mínimo, 5 anos.
Então chegamos ao vinho em questão, o Rivesaltes Ambré Hors d'Âge do Château Lauriga, propriedade comandada por Jean Claude Mas nos arredores de Perpignan.
Neste exemplar, são 65% de Grenache Blanc, 30% Macabeu e 5% de Muscat à Petits Grain. As uvas foram colhidas manualmente, de vinhas entre 15 e 25 anos, cultivadas sobre solos calcários muito pedregosos.
A vinificação iniciou pela prensagem direta das uvas, e a fortificação ocorreu até os 18% ABV. Foram misturadas 3 colheitas, com diferentes amadurecimentos, mas mesmo a mais recente teve ao menos 5 anos de envelhecimento oxidativo em barricas de carvalho de 225 litros.
Na taça, nos deparamos com uma belíssima cor âmbar. A paleta aromática é complexa e cativante, revelando notas de limão confitado, damasco, casca de laranja cristalizada, além de castanhas, mel, verniz e especiarias doces, como gengibre e canela.
Na boca mostra peso, sabores profundos e uma acidez enérgica, que promove muito equilíbrio ao conjunto. Chama a atenção pela longa persistência de sabores, trazendo destaque para frutas cítricas, nozes e especiarias.
Uma barganha absoluta frente ao preço que chega até você hoje.


Baixar ficha técnica
Carnes
Queijos
Da terra
Amidos
Temperos