Garbo
Potenza Tannat 2022
Salve amigos enófilos!
Finalmente a espera terminou: chegou a nova safra de um dos Tannats brasileiros que mais fez sucesso aqui no palco da VinumDay!
Indicado por nossa curadoria para ser harmonizado com churrasco, esta recém-lançada safra 2022 veio, novamente, para fazer bonito na mesa e entregar uma experiência extremamente satisfatória e prazerosa.
Vamos lembrar dele?
Aqui na América do Sul, uma das harmonizações mais clássicas que envolve o Tannat é um churrasco na parrilla.
De maneira sucinta, é como um quebra-cabeça, onde duas peças perfeitamente se encaixam. Vamos explicar.
Um bom Tannat do Novo Mundo costuma ter ressaltadas 3 características principais: acidez, corpo e taninos. Por isso, a gordura, suculência e textura das carnes, sejam elas bovinas ou de cordeiro, atenuam a natureza desta variedade, enquanto no perfil de sabor, as notas defumadas e tostadas do churrasco, encontram seus equivalentes nos descritores sensoriais do vinho.
Pois bem, se o intuito é harmonizar, temos a sugestão perfeita - Garbo Potenza Tannat 2022.
Com certeza, a Garbo Enologia Criativa conseguiu se impor entre os melhores produtores do país. Com cerca de 10 anos, a empresa está mostrando que veio para parear com "gente grande". Ela não conta com a competência de apenas 1, mas sim, 3 enólogos, que cima de tudo, são amigos. Afinal, "aquilo que o vinho uniu, ninguém separa."
Criar, inovar e se distinguir, mesclando a sinergia única entre o homem e a natureza. Essa é proposta defendida pelos sócios Andrei Bellé, Guilherme Caio e Jhonatan Marini.
Com uvas de Tannat colhidas em Guaporé, na Serra Gaúcha, Potenza é um varietal que traz a tona a antítese entre robustez e elegância. Por isso, nada mais justo que um "Gigante Gentil" para descrever de forma ilustrativa o que este vinho entrega.
Na taça, mostra uma profunda cor rubi e aromas bem típicos: temos frutas vermelhas e negras como cereja, ameixa, groselha e jabuticaba, toques de alcaçuz, pimenta-do-reino, piso florestal, além de notas adquiridas durante os 12 meses de estágio em barricas francesas e americanas, como baunilha, chocolate e lascas de coco. No fundo, ainda revela sutis notas que remetem a café e tosta.
Na boca, tem um ótimo corpo, acidez suculenta e taninos "gentis". Tem intensidade, sendo que no perfil de sabores, a fruta está bem saliente, culminando em notas de baunilha e lascas de coco no fim de boca.
Em suma, um excelente vinho nacional por JUSTÍSSIMOS 138 reais. Vale muito a pena você conhecer, melhor ainda se apostar em um assado de tira ou ancho para acompanhar.
Saúde!


Baixar ficha técnica
Carnes
Queijos
Da terra
Amidos
Temperos