Fabian
F35 2020
7 de Setembro.
Dia de comemorar a Independência deste nosso Brasil.
Aqui na VinumDay, a tradição é clara: fruto bom do nosso solo ganha espaço na vitrine. E se não há independência sem uma dose de audácia, que tal provar um tinto cheio de ousadia?
O Fabian F35 é um brazuca que se destaca primeiramente por levar 35 cepas distintas* na composição. De clássicas como Merlot, Cabernet Sauvignon, Nebbiolo e Tempranillo – a exóticas como Croatina, Aleático e Saperavi – todas partilham de uma conexão: são oriundas de vinhedos próprios da Fabian.
A Fabian, aliás, é uma vinícola pela qual nutrimos um respeito enorme. Investir em produtos diferenciados - tanto no quesito originalidade, quanto no que se refere à qualidade - é uma das principais marcas deste produtor da região dos Altos Montes.
Voltando ao vinho: o segundo destaque do F35 é sua elaboração, restrita a safras verdadeiramente excepcionais. Prova disso é que esta 2020 é apenas a segunda a ser vinificada, com um hiato de 11 anos desde a longínqua 2009, onde fez seu début.
Cada variedade é colhida manualmente em seu ponto ótimo de maturação, sendo então armazenada em câmara fria até a fermentação, que é realizada em lotes.
Findadas as vinificações, cada blend parcial é amadurecido em carvalho por um período mínimo de 18 meses, combinando barricas francesas e americanas.
Depois da maturação é realizado o assemblage final, e então o vinho envelhece por mais 12 meses nas caves subterrâneas da vinícola, antes de ser lançado ao mercado.
O resultado é um tinto verdadeiramente especial, que entrega complexidade, potência e equilíbrio.
A paleta aromática traz notas de ameixa preta e amora, toques terrosos, de caramelo, e fumaça, além de uma nuance mineral que lembra pedra quente.
Na boca comprova seu alto calibre.
Os taninos granulados e a acidez suculenta dão estrutura pro conjunto, que mostra uma excelente concentração de sabor. Aqui a fruta tem um caráter mais vermelho – cereja e bala de framboesa – com as notas do carvalho também em evidência, lembrando coco tostado, chocolate e cravo.
A produção resultou em um lote limitadíssimo de 2.610 garrafas, das quais conseguimos uma alocação de 120 para esta oferta.
De antemão já avisamos: não haverá reposição. Quando esgotar, só na próxima safra! Torçamos para não levar outros 11 anos...
*em ordem alfabética, as 35 variedades: Aglianico, Aleatico, Ancellotta, Barbera, Cabernet Franc, Cabernet Sauvignon, Carignan, Carménère, Corvina, Croatina, Dolcetto, Gamay, Grenache, Lambrusco, Malbec, Marselan, Mencia, Merlot, Molinara, Montepulciano, Nebbiolo, Negroamaro, Petit Verdot, Pinot Noir, Primitivo, Rebo, Refosco, Rondinella, Sangiovese, Saperavi, Syrah, Tannat, Tempranillo, Teroldego e Touriga Nacional.