Via Caritatis Ventoux
Vox Angelorum 2023
Atenção, amigo enófilo: essa é daquelas oportunidades que não aparecem todo dia.
Que tal ser um dos primeiros brasileiros a conhecer um vinho francês espetacular, elaborado com a expertise de monges beneditinos?
Este é o Vox Angelorum 2023, que desembarcou há pouquíssimos dias no porto. Bastou a primeira taça na nossa degustação para termos certeza: ele merecia um lugar na vitrine da VinumDay.
Sua qualidade também foi atestada em abril de 2025 pelo renomado crítico norte-americano Jeb Dunnuck:
“O Ventoux Vox Angelorum 2023 exibe uma coloração rubi intensa, puxando para ameixa, e exala um aroma perfumado e elegante, com toques de framboesa preta, violeta cristalizada, pimenta e incenso. No paladar, é um vinho de corpo médio para encorpado, com textura macia e redonda, taninos doces e bem integrados. Tem o potencial de um vinho de altíssimo nível.”
O vinho nasce na AOC Ventoux, no sul do Rhône, em uma área histórica: a primeira ordenada pelo Papa Clemente V, em 1309, durante o período do papado de Avignon.
Em 1986, a região foi revitalizada mediante uma rara colaboração entre os monges beneditinos da Abadia de Le Barroux e trabalhadores sazonais da comunidade local, dando origem a Via Caritatis. Desde então, a venda dos vinhos tem garantido uma remuneração justa a esses trabalhadores — um modelo que alia tradição espiritual e responsabilidade social.
Hoje, a Via Caritatis permanece como uma das raras vinícolas francesas ainda administradas por monges. Fieis ao lema “Ora et Labora” (rezar e trabalhar), os religiosos restauraram antigos terraços em socalcos — os bancaous — das encostas adjacentes do Monte Ventoux, onde iniciaram o cultivo de videiras em alta densidade, com manejo manual.
Vale a pena lembrar que foram os monges beneditinos quem garantiram avanços significativos na vitivinicultura. Eles registravam práticas agrícolas e vinícolas, selecionavam castas e mapeavam os melhores terroirs. Foram pioneiros em observar como o solo e o clima influenciavam o vinho.
O Vox Angelorum 2023 - A Voz dos Anjos - é um corte de 60% Syrah, 30% Grenache e 10% Marselan, uvas colhidas entre 320 e 380 metros, sob influência do mistral e da elevada amplitude térmica entre os dias e as noites. A vinificação foi em tanques de concreto, onde o vinho também maturou por 9 meses.
Na taça, envolve os sentidos com seus aromas de mirtilo, amora e cereja, entrelaçados por toques tostados, de pimenta-do-reino e um delicado fundo floral. Em boca, revela uma belíssima concentração de fruta, equilibrada por taninos polidos e acidez suculenta. O fim de boca é um show a parte, longo, envolvente e cheio de personalidade.
Para este lançamento, garantimos apenas 48 garrafas.
E você pode ser um dos primeiros a comprovar que este vinho é um verdadeiro GIGANTE pelo que entrega diante do seu custo.
Não espere esgotar. Garanta já a sua!