Bouchon Granito Sémillon

Bouchon Granito Sémillon

Oferta indisponível

branco

Tipo

branco

Chile

País

Chile

Safra

Safra

2018

Teor Alcóolico

Teor

13.5%

“É a mineralidade que se expressa na garrafa” – Bouchon Granito Sémillon

A história da Família Bouchon com a vitivinicultura chilena começa no século XIX, quando o jovem vinicultor francês Emile Bouchon chega ao país. A paixão pelo ofício foi transmitida aos seus descendentes, e hoje a família elabora vinhos de altíssima gama, dentro de uma bela filosofia: “Somos VINHAS VELHAS e sem irrigação, porque fazemos um esforço sincero para resgatar as cepas patrimoniais do Chile, como são as variedades País, Sémillon, Carignan e Cinsault. Somos MAULE profundo, porque para nós tudo nasce e volta a nascer em nossos vinhedos velhos do interior seco do Valle del Maule. Somos TERROIR, porque queremos vinhos que expressem sua origem, onde o envelhecimento em barricas agregue complexidade, porém sem ser protagonista. Somos SUSTENTÁVEIS, porque cremos que os vinhedos devem conviver em harmonia com a natureza que nos rodeia”.

Atualmente a vinícola tem 3 importantes vinhedos: Mingre, Batuco e Santa Rosa, que totalizam 162 hectares. Mingre e Batuco tem solo predominantemente granítico, enquanto Santa Rosa tem composição aluvial. Os solos graníticos de Mingre e Batuco são extremamente antigos, com mais de 120 milhões de anos. Ali, as vinhas velhas possuem raízes profundas, resultando em vinhos marcados pelo equilíbrio entre acidez e profundidade. “Granito é Bouchon ao máximo".

O Bouchon Granito Sémillon é proveniente da parcela 1 do vinhedo Batuco – localizado no interior seco do Valle Del Maule a 30km do Oceano Pacífico, cuja influência contribui para uma lenta maturação fisiológica das uvas. Esta parcela é exclusiva de vinhas velhas, plantadas na década de 1940 e desde então sobrevivem sem irrigação. O solo é predominantemente granítico com distintas porcentagens de areia e lodo.

Desde a safra 2015, o Bouchon Granito Sémillon vem conquistando expressivas premiações internacionais! A safra 2015 levou 95 pontos no guia Descorchados 2017, onde foi considerada o Melhor Sémillon e o Melhor do Maule Secano. Também cravou os mesmo 95 pontos tanto no Decanter World Wine Awards 2017, onde foi considerado o Melhor Vinho Branco Varietal Chileno, como por Tim Atkin (Chile 2017), que o classificou como o Vinho Branco Descobrimento do Ano.

Na safra seguinte (2016), o sucesso continuou: 96 pontos Tim Atkin (Chile 2018), 94 pontos no Decanter World Wine Awards 2018, 93 pontos no International Wine Challenge 2018 e também 93 pontos por James Suckling.

A safra 2017 novamente não decepcionou, e ele continuou no topo. Cravou 95 pontos no guia Descorchados 2019, sendo considerado o Melhor Sémillon, o Vinho Revelação e figurando nos Melhores do Maule. Levou os mesmo 95 pontos por Tim Atkin (Chile 2019) e três 93 pontos: James Suckling, Robert Parker Wine Advocate e Revista Adega.

Finalmente chegamos à recém-lançada safra 2018, ainda sem muitos reviews publicados, mas já com duas ótimas pontuações divulgadas: 95 pontos no guia Descorchados 2020 e 93 pontos na Revista Adega, que o descreveu desta forma: “Aproximando do nariz já sabemos que estamos diante de algo especial. Aromas de apricot, com muito mel silvestre e ervas. Tudo se confirma em boca junto com suculento pêssego, untuosidade e vibração. Camadas e camadas. Tudo se explica quando descobrimos que advém de uma parcela de vinhedo plantada em 1940. Um vinho lindo para tomar hoje, mas que certamente gostarei de degustar em 5 anos”.


FICHA TÉCNICA

BAIXAR FICHA TÉCNICA

INFORMAÇÕES TÉCNICAS

Vinho

Bouchon Granito Sémillon 2018

Vinícola

Bouchon Family Wines

Safra

2018

País

Chile

Região

Valle del Maule

Tipo

branco

Castas

100% Sémillon

Teor Alcóolico

13.5%

Maturação

fermentação em barricas de carvalho francês e posterior amadurecimento de 12 meses

Temperatura de Serviço

8º a 10ºC

Guarda

até 2030

Decanter

não

Premiações

95 Descorchados | 93 Adega

Vedante

Natural

Natural

Aglomerada

Aglomerada

Twin Top

Twin Top

Silicone

Silicone

Screw Cap

Screw Cap

Champagne

Champagne

Taça

Bordeaux

Bordeaux

Borgonha

Borgonha

Montrachet

Montrachet

Riesling

Riesling

Flute

Flute

Dessert

Dessert

ANÁLISE SENSORIAL

ANÁLISE
VISUAL
DESCRIÇÃO
amarelo claro e pálido com reflexos esverdeados
ANÁLISE
OLFATIVA
INTENSIDADE
Baixa

Alta
EVOLUÇÃO
Primário

Terciário
DESCRIÇÃO
frutas tropicais (maçã e pêssego), ervas finas, baunilha e uma intrigante nota mineral de pedra de isqueiro
ANÁLISE
GUSTATIVA
DOÇURA
Seco

Doce
INTENSIDADE
Baixa

Alta
ACIDEZ
Baixa

Alta
TANINO
Baixa

Alta
CORPO
Leve

Encorpado
PERSISTÊNCIA
Curta

Longa
DESCRIÇÃO
médio corpo, de ótima estrutura, com uma acidez intensa e viva. O perfil de sabor tem as frutas tropicais completadas por deliciosas notas minerais
CULINÁRIA
CARNES

Peixe

Crustáceo

Ave

Suíno

Cordeiro

Gado

Caça

Curada
QUEIJOS

Frescos

Moles

Médios

Duros
DA TERRA

Hortaliças

Legumes

Cereais

Cogumelos
AMIDOS

Massas

Risotos

Polenta

Tubérculos
TEMPEROS

Pimentas

Ervas

Especiarias

Aromáticos
DOCES

Oleoginosas

Frutas

Sobremesas

Chocolate
DESCRIÇÃO
massas e risotos de baixa a média intensidade, queijos frescos e moles e frutos do mar em geral

VEJA TAMBÉM A OFERTA DO DIA

DIA Bresesti Sauvignon Blanc 2019
30%

Bresesti Sauvignon Blanc 2019

branco branco
Uruguai Uruguai
R$ 99,90
R$ 69,90