Tipo
tinto
País
França
Safra
2018
Teor
13%
Givry é uma AOC (Appellation d’Origine Contrôllé) criada em 1946 e localizada na Côte Chalonnaise (região ao sul da Côte de Beaune e ao norte do Mâconnais). Com clima continental, a denominação tem como destaques: seu solo representa uma zona de transição geológica da marga, giz e calcário do norte da Borgonha para o calcário arenoso do Mâconnais; são considerados os vinhos mais elegantes e intensos da Côte Chalonnaise e estavam entre os favoritos do Rei Henrique IV.
Apesar de não ter nenhum vinhedo Grand Cru, Givry possui 26 vinhedos classificados como Premier Cru (são 640 vinhas Premier Cru que representam cerca de 10% de toda produção da Borgonha). Quem reina na denominação são os vinhos tintos, responsáveis por pouco mais de 80% do produzido.
Elaborado pela Masse, uma minúscula vinícola familiar dirigida por Fabrice Masse e seu tio, o enólogo Roland Masse (que deixou o mítico Hospices de Beaune para trabalhar com o sobrinho) que possui míseros 15 hectares de vinhedos, o Masse Givry 1er Cru Em Veau é um varietal de Pinot Noir proveniente de vinhas velhas, com idade mínima de 60 anos, cultivadas em encostas quentes de exposição sudeste cuja composição do solo é predominantemente calcário-argilosa.
A vinificação é criteriosa e de mínima intervenção e, após a malolática espontânea, o vinho amadurece 11 meses em barricas de carvalho francês, sendo 30% novas. Esta safra 2018 resultou em raríssimas 8.200 garrafas!
Tipo
tinto
Safra
2018
Teor Alcoólico
13%
País
França
Região
Borgonha
SubRegião
Givry (Côte Chalonnaise)
Vinícola
Domaine Masse
Temperatura de Serviço
16º a 18°C
Guarda
até 2030
Decanter
30 - 45 minutos
Maturação
11 meses em barricas de carvalho francês (30% novas)
Castas
100% Pinot Noir
Natural
Aglomerada
Twin Top
Silicone
Screw Cap
Champagne
Vidro
Bordeaux
Borgonha
Montrachet
Riesling
Flute
Dessert
Você ganhou R$20 de desconto em sua primeira compra.
Deixe seu e-mail para receber o cupom.