Emiliana
Coyam 2021
VINHAÇO no palco da VinumDay hoje!!
O Emiliana Coyam é um dos poucos vinhos chilenos que têm seu espaço cativo nos corações dos competentes sommeliers que compõem o time da curadoria VinumDay!
Porém, sua reputação é mundial! Veja o que os grandes críticos falaram sobre essa safra 2021:
“Coyam, é uma palavra que fica na memória, não é mesmo? Desde o momento em que eu a vi pela primeira vez neste rótulo e descobri seu significado, “floresta de carvalho”, eu não pude me livrar da imagem da área arborizada nos fundos da vinícola, juntamente com a expectativa dos aromas do vinho. Esta safra 2021 é uma fusão complexa de variedades, provenientes do vinhedos Los Robles, no Valle de Colchagua. Coyam se destaca com um desses raros vinhos que criam seus próprios universos únicos de sabores – um reino florestal na taça!” – Joaquín Hidalgo, da Vinous – 97 pontos.
“Coyam é um dos grandes – e de melhor custo-benefício, vinhos tintos do Chile. Ótimo agora, mas evoluirá lindamente.” – Tim Atkin MW – 96 pontos.
“Uma maravilhosa mistura de especiarias finas, pimenta-preta, pinhas e tabaco, combinada com amoras e cerejas. Muito suculento e vibrante no paladar, sendo que o destaque é a textura dos taninos, atalcados e cremosos. Beba ou guarde.” – James Suckling – 95 pontos.
“Complexo blend em comemoração à vigésima colheita, esta safra 2021 é um dos grandes anos deste século para o Chile. Amadurecido por 14 meses em diversos recipientes, exibe aromas de flores, ervas, bosque, ameixas e frutas vermelhas suculentas, além de um toque de pimenta-negra. As leveduras nativas resultam em um vinho elegante. A estrutura está aí, mas disfarçada sob o protagonismo da vida nas frutas e alegria da acidez que garante a longevidade deste vinho.” – Revista Adega – 95 pontos e classificado como Best Buy.
Some às citações acima: expressivos 95 pontos concedidos por Patricio Tapia em seu guia Descorchados 2024; 4.2 Vivino em mais de 1000 avaliações; Medalha Grand Gold e Best of Show no Sélections Mondiales des Vins 2024, um concurso reconhecido pela OIV que, neste ano, avaliou 1630 vinhos. Destes, 527 tiveram alguma distinção. Porém, apenas 43 amostras (2,64%) alcançaram o mínimo de 93 pontos para receber a Grand Gold Medal – a mais alta premiação da competição.
Se você ainda não está admirado, que tal saber que o Coyam é um vinho orgânico – elaborado sob uma filosofia biodinâmica. IMPRESSIONANTE, não é mesmo?!
Quem assina a obra é a Viñedos Emiliana, vinícola chilena referência mundial em vinhos orgânicos e biodinâmicos. A história da empresa é assustadoramente fantástica: foi no final da década de 1990 que Rafael e José Guilisasti constataram que o mercado estava começando a mudar, com os consumidores mais atentos a produtos sustentáveis. Desta forma, em 1998, aliados ao talento do enólogo Álvaro Espinoza, a dupla deu início ao seu promissor projeto.
Logo em 2001 a Emiliana se torna a primeira vinícola no Chile e a sétima no munda a obter a certificação ISSO 14001, de Gestão Ambiental. Em 2009 alguns vinhos, dentre eles o Coyam, são certificados como neutros em carbono pela TÜV SÜD, e o Coyam se torna o segundo vinho chileno certificado como biodinâmico. Em 2013 a Emiliana é escolhida a “Vinícola Verde do Ano” pela revista inglesa Drinks Business, além de ser certificada sob o Código de Sustentabilidade de Vinhos do Chile. Em 2014 a certificação CarbonZero é obtida e, em 2015, a empresa leva o título de “Vinícola do Ano” pela Wines of Chile. Em 2018, no 20° aniversário da agricultura orgânica, a vinícola entra na lista das 50 marcas de vinhos mais admiradas conforme a Drinks International. Finalmente em 2019 recebe a certificação vegana (Vegan Society), que comprova que a produção de seus vinhos orgânicos e biodinâmicos não utiliza produtos derivados de animais.
E você achou que somente o vinho trazia um currículo de peso, não é mesmo?!
Coyam, que em Mapuche significa carvalho chileno, tem seu nome inspirado nos frondosos carvalhos da propriedade Los Robles. Pertencente à linha ícone da empresa, que representa fielmente toda sua filosofia e seu conceito biodinâmico, visando uma perfeita e máxima expressão de seu terroir.
O Emiliana Coyam 2021 é um blend composto por 37% Syrah, 36% Carménère, 6% Carignan, 5% Garnacha, 5% Cabernet Sauvignon, 4% Mourvèdre 3% Petit Verdot, 3% Malbec e 1% Tempranillo, todas provenientes de Los Robles – Valle de Colchagua, cultivadas em pé franco, isto é, sem a utilização de porta enxertos, e com idades entre 25 e 33 anos. A vinificação fica a cargo da competente enóloga Noelia Orts. As uvas são fermentadas com leveduras autóctones, em tanques de aço inox, tonéis de madeira e cubas de concreto, dependendo da variedade. Após a malolática espontânea, o vinho amadurece por 14 meses em diferentes recipientes: 70% em barricas novas e de segundo uso de carvalho francês, 20% em foudres de carvalho francês de 2 e 5 mil litros, e 10% em ovos de concreto.
Em nossa degustação, a qualidade apresentada na taça assombrou nosso time! O olfato é intenso e cativante, com uma expressiva carga de frutas, vermelhas e negras, principalmente maduras, seguidas de notas de especiarias doces, como a baunilha e o alcaçuz, ervas de quintal, pimenta-do-reino, piso florestal e garrigue, finalizando com gostosos toques tostados e de grafite, e delicadas nuances florais e minerais.
Em boca é intrigantemente poderoso e elegante! A estrutura é impecável: os taninos são finos, polidos, maduros e cremosos e estão estritamente equilibrados com uma acidez suculenta, macia e salivante. Tem ótimo corpo e volume, com os sabores precisos que confirmam os descritores olfativos. O final de boca é extraordinariamente saboroso e de enorme persistência.
Realmente de uma qualidade milagrosa pelo seu preço de mercado. Aproveite os excelentes 24% de desconto que a VinumDay batalhou especialmente para você e garanta pelo menos uma garrafa deste estupendo vinho em sua Adega Virtual.
São 36 unidades disponíveis, espero que você consiga garantir a sua!
“Na Emiliana, não só acreditamos que a agricultura orgânica e biodinâmica é a melhor maneira de criar vinhos, mas também temos a certeza de que é um modo de vida que nos ajuda a projetar um futuro com respeito e sabedoria. Somos orgânicos por convicção, por ideologia e por amor.
Para nós, ser orgânico significa cuidar da natureza, proteger o meio ambiente e valorizar as pessoas que tornam possível que nossos vinhos cheguem às taças das pessoas que nos preferem. Somos orgânicos porque entendemos que, cuidando da terra e de seus frutos, a natureza pode se expressar de uma forma mais autêntica e única. E quando a natureza se expressa, ela move o mundo, desperta paixões e provoca mudanças. Ela nos abre caminhos para darmos nossos primeiros passos e nos inspira a criar obras únicas.
Por esta razão, continuaremos a avançar, inovar e trabalhar com paixão todos os dias, com a convicção de que o futuro é orgânico.”