Vinha Solo
Pássaro Negro
O Merlau é uma ave nativa da Serra Gaúcha com um gosto muito peculiar: adora uva madura, no ponto de ser colhida, doce e suculenta. É ele quem anuncia que é chegada a hora da vindima quando começa a bicar os rechonchudos grãos ainda pendurados nas vinhas, alimentando-se da fruta que vinificada se transformará no néctar de Baco e Dionísio.
A vinícola boutique de Caxias do Sul Vinha Solo deu ao Merlau um rótulo só dele, homenagem ao mensageiro da nova safra, e o Pássaro Negro tem uma bela história a contar.
100% Merlot, é um corte inusitado de duas safras com quase dez anos as separando!
A de 2009 entrega a sutileza da fruta vermelha madura com um toque de ervas aromáticas frescas. Já a de 2018, aporta corpo ao assemblage, com a mesma fruta vermelha, mas desta feita mais densa, de acidez pungente e notas amadeiradas e terrosas, que remetem a canela em pau, fava de baunilha e cogumelos.
Praticante da vinicultura que descreve como “do bem”, a Vinha Solo impressiona pela consciência ecológica e cuidado nos processos de vinificação com a mínima intervenção humana possível.
Para o seu Pássaro Negro Merlot 2009/2018 foi primordial a atenção ao momento exato de colheita, escolhendo-se somente uvas no ponto correto de maturação. Após seleção manual da fruta e fermentação sob temperatura controlada, o vinho aguardou em tanque até o momento da feitura do blend, decantando naturalmente. O engarrafamento aconteceu sem filtragem.
Ótimo companheiro à mesa, harmoniza deliciosamente com saladas bem temperadas tendo queijos ou cogumelos dentre os ingredientes, além de molhos à base de tomate e carnes de cozimento longo.
Um tinto excelente e de excelência, lançado com exclusividade pela VinumDay em 2021, e que retorna hoje ao nosso palco participando da nossa criteriosa seleção de vinhos nacionais da campanha Brasil: da alquimia à arte.
Um vinho capaz de conquistar o paladar do enófilo iniciante e de superar as expectativas do mais experiente! E, tudo isso por menos de 100 reais!! Não por menos também conquistou o time da Revista Adega, que lhe atribuiu ótimos 91 pontos.
Aproveite para rechear sua adega! Esse raio não cairá por aqui novamente ;)