Pala Silenzi
Rosso Isola dei Nuraghi 2019
Começamos a semana com o pé direito, trazendo de volta um italiano muito querido pelos nossos clientes.
Ofertado ano passado, recebemos frequentes pedidos de bis por aqui. Nos referimos ao Pala Silenzi Rosso Isola dei Nuraghi 2019, um lapidado tinto da Sardenha, chegando até você com valor ainda inferior ao de sua primeira oferta - R$89,90!!!
Apenas aqui na VinumDay você tem essas oportunidades únicas. Aproveite, vale muito a experiência!
Se você deseja mais informações sobre este maravilhoso vinho antes de adicioná-lo em sua Adega Virtual, desfrute da apresentação de sua estreia na nossa curadoria:
"A Sardenha, segunda maior ilha do Mediterrâneo, é um território singular, não apenas por sua beleza natural, mas também por sua rica herança cultural e gastronômica.
Seus vinhos, assim como sua história, são marcados pela influência de diferentes civilizações e por características que os distinguem em alto grau do restante da produção vinícola italiana.
Em contraste com regiões clássicas do continente, como Piemonte e Toscana, a viticultura da Sardenha foi moldada por sua geografia insular, mas também por seu isolamento. Variedades autóctones, como Cannonau (Grenache), Vermentino e Carignano, vigoram com características próprias. Some a isso castas raras, como a Monica e Nuragus, que dificilmente são encontradas em outras partes do mundo.
O clima, com verões quentes e secos, brisas marítimas constantes e solos variados — que vão de calcários a graníticos —, influencia diretamente o estilo dos vinhos. Os brancos, como o Vermentino, são frescos e minerais. Já os tintos são robustos e cheios de caráter, com taninos macios e até mesmo notas que remetem a vegetação local.
Os vinhos sardos são muito autênticos, e a maioria é elaborada em processos de pequena escala, com foco na qualidade.
Neste quesito, uma das vinícolas que mais se destaca é a Pala. De caráter familiar, ela foi uma das primeiras da região a receber o cobiçado Tre Bicchieri do Gambero Rosso, tanto para seu Cannonau Riserva quanto para seu Vermentino.
Seus vinhedos estão espalhados por 10 pequenos e diferentes microclimas, cada um deles selecionado conforme a aptidão e o perfil de cada variedade.
No Silenzi Rosso, a Pala nos apresenta um assemblage entre Monica e Carignano, uma oriunda de vinhas velhas cultivadas em pequenos arbustos rentes ao solo, outra do mais moderno sistema espaldeira baixa. A união das duas resultou em um exemplar do título IGT Isola dei Nuraghi.
Na taça, encantadoras notas de frutas vermelhas e negras maduras, como cereja, morango e amora estão perfeitamente alinhadas com toques de alecrim, pot-pourri, cravo, noz-moscada e uma leve nuance que remete alcatrão.
Na boca, taninos aveludados e uma excelente acidez são o destaque. O perfil de sabor é fiel ao da avaliação olfativa, demonstrando uma ótima persistência de seus descritores."