Montresor
Capitel Amarone 2016
Que tal garantir um grandioso Amarone com um preço levemente superior ao praticado no próprio site da vinícola?
Hoje a curadoria VinumDay caprichou: além da boa negociação, também selecionou um vinho de respeito, o fantástico Montresor Capitel Amarone que, além de ser um vinhaço, está na safra 2016 – recém entrando em seu melhor momento de ser apreciado! Isto significa que você não vai precisar aguardar mais alguns anos para degustá-lo em seu auge – estimamos que ele se mantenha nesse período entre 2025 e 2031.
É elaborado pela Cantine Giacomo Montresor, uma vinícola familiar fundada em 1892. Porém, a história da família Montresor remonta à França do século XVII, quando a primeira menção ao sobrenome cita o Conde Claude de Montresor e seu cargo de conselheiro-chefe do Duque de Orleans, em 1600.
No século XIX, uma ramificação familiar parte para a Itália e se estabelece no Vêneto, nos arredores do Lago de Garda, onde escolheu viver e dar prosseguimento a uma das principais atividades da família: a vitivinicultura.
A linha Capitel della Crosara foi criada em 1991 e é inspirada nas qualidades do terroir da Valpolicella.
A elaboração de seu Amarone della Valpolicella é extremamente meticulosa! As uvas Corvina, Rondinella e Molinara que compõem o blend são colhidas manualmente, onde apenas os melhores cachos são selecionados e deixados para secar por aproximadamente 3 meses. A vinificação é tradicional e, findada a malolática, o vinho é inserido em tonéis de carvalho onde amadurece por 3 anos. Então é engarrafado e descansa em cave até sua liberação ao mercado.
Na crítica especializada internacional, essa safra 2016 cravou 92 pontos tanto na Wine Enthusiast como por James Suckling. No Decanter World Wine Awards alcançou 90 pontos e, no app Vivino, possui uma excelente média 4.2.
Sua degustação encantou nosso time de sommeliers, apresentando na taça uma qualidade gigantesca e uma tipicidade incrível. Um verdadeiro Amarone de livro-texto: encorpado, untuoso, gordo, envolvente, suculento, quente... simplesmente deslumbrante!
O olfato traz uma grande carga de frutas vermelhas e negras, principalmente maduras, mas já evoluindo para em compota, como a cereja e a ameixa, escoltadas por notas de licor fragolino, chocolate amargo, couro, toffee, figo seco, piso florestal e panetone, finalizando com gostosos toques balsâmicos e amadeirados.
Em boca apresenta ótima intensidade e estrutura, com corpo volumoso, taninos maduros e extremamente polidos, perfeitamente integrados a uma acidez suculenta, ampla e muito gastronômica. O perfil de sabor comprova a paleta olfativa com excelência e o final de boca é um show à parte, com uma persistência que parece não ter fim.
Um vinhaço!
São apenas 30 unidades disponíveis.
“Se chiudi gli occhi e ti fidi di me, ti porterò ovunque vorrai” - Se você fechar os olhos e confiar em mim, eu te levarei aonde você quiser ir – Cantine Giacomo Montresor
P.S.
Em nossa pesquisa, nos deparamos no site da vinícola com esse poético texto sobre a linha Capitel della Crosara:
“Assim como o homem é formado e feito de pequenos momentos da vida, o mesmo acontece com o vinho.
Pequenas atenções sempre nos levam a revelar profundidades que às vezes não nos são dadas a ver imediatamente; mas se pararmos por alguns momentos e nos aprofundarmos nas colinas de Valpolicella, tudo ficará mais claro. Os aromas, a textura do solo, os sons, as pessoas que cuidam desta terra maravilhosa há gerações.
Dessa pintura sensorial nasceu a necessidade que levou Montresor a dar origem à linha Capitel della Crosara. Uma necessidade, quase um instinto, de encontrar uma maneira de encerrar numa garrafa as sensações maravilhosas que se sentem ao pisar sobre aqueles vinhos que não precisavam de nenhum tipo de filtro, mas que permaneciam puros para não perder a conexão com seu terroir.
Como em uma dança perfeita, os elementos desses vinhos se trocam, se entrelaçam, se elevam e elegantemente mostram sua mãe: a Valpolicella.”