Essência do Piemonte

Relato da visita à Lodali

11 de outubro - 2019

VIAGEM AO CORAÇÃO DO PIEMONTE – BAROLO E BARBARESCO

“Sábado, dia 22 de setembro de 2018, 10h30 da manhã.

Estacionamos os carros em frente à Igreja de Treiso. No topo de uma colina, a pequena comuna italiana da província de Cuneo brilhava no sol que prometia escaldar o dia. Parecia uma cidade fantasma... mas não era. Um de seus quase 820 habitantes nos aguardava – Walter Lodali.

Já nos cumprimentos sentimos que nossa recepção seria calorosa e especial. Woly, como Walter é conhecido, é uma pessoa simples e extremamente carismática, demorando apenas alguns segundos para conquistar a amizade e a confiança de todo o grupo.

Woly havia preparado um roteiro para o nosso dia e logo nos levou para conhecer um de seus principais vinhedos – o Rocche dei 7 Fratelli. Trata-se de um vinhedo com frente sul, de grande inclinação e de solo calcário pedregoso argilo-arenoso. A leste, bem ao seu lado encontra-se um dos principais vinhedos do famigerado Angelo Gaja. Inclusive Woly brincou e nos confessou que o pai de Angelo havia tentado comprar este vinhedo de seu pai e que Angelo faz propostas até hoje. Nas palavras do próprio Woly: “Não vendo! Não preciso vender, então porquê venderia?”.

Em seguida visitamos as instalações da vinícola, onde Woly nos mostrou a parte de vinificação e amadurecimento dos vinhos, onde também havia uma mesa preparada exclusivamente para nós. Antes de nos sentarmos, ele fez questão de nos mostrar sua adega particular, onde, além de possuir raridades de todo o mundo, obviamente havia uma coleção de seus próprios vinhos.

A degustação foi animada e bem conduzida. Como prato principal do almoço, tivemos ravióli del plin preparado pelas talentosas mãos de ninguém menos que Mamma Rita, a mãe de Woly. Além disso, Woly ainda nos fez provar uma mistura local e muito tradicional, o ravióli del plin com vinho Barbera D’Alba, servido e comido diretamente da taça. Alguns gostaram, outros nem tanto, porém a experiência foi fantástica!

Após o almoço Woly nos levou até o centro da comuna de Barbaresco, onde subimos sua famosa torre e podemos disfrutar de uma vista espetacular de toda a região. Ao descer, Woly aprontou das suas e nos presenteou com deliciosos gelatos alla Nocciola italianos da sua marca favorita a Pepino.

De volta à vinícola ele nos informou o horário do jantar. Assim pudemos voltar para o hotel que estávamos hospedados em Dogliani (cerca de 30km de Treiso) para descansarmos um pouco.

Então, às 20h estávamos de volta. Woly nos levou ao seu vizinho, o La Ciau del Tornavento, apenas um dos melhores restaurantes do norte da Itália, cuja adega de vinhos é uma das maiores do mundo (conta com aproximadamente 70 mil garrafas), nada mal para fechar com chave de ouro essa incrível visita que Walter Lodali nos proporcionou, não é mesmo?

Retornamos ao hotel extasiados! Ninguém comentou, mas certamente todos pensaram: “queria que amanhã de manhã, quando acordar, que fosse o dia de hoje”.

Assim resumo nossa visita na Vinícola Lodali – perfeita!"

como

funciona

Icone Cinza Vinho

Um por dia

A cada dia oferecemos um vinho por um preço super especial (em 99% dos casos é o melhor preço que você irá encontrar no mercado online).

Icone Cinza Adega

Adega Virtual

Todas as compras que você realiza na VinumDay são enviadas para a sua adega virtual. Esse sistema exclusivo lhe permite acumular compras feitas em datas diferentes para obter frete reduzido ou gratuito.

Icone Cinza Frete

Frete Grátis

Ao acumular compras na adega virtual acima de um determinado valor (que varia de R$ 400 a R$ 800 - dependendo da sua região) você pode solicitar a entrega com frete gratuito.

Icone Cinza Cartoes

Pagamento

O pagamento pode ser realizado através de cartão de crédito ou então via depósito bancário/DOC/TED.