Trinchero
Ménage à Trois Luscious 2018
Que tal a combinação da delicada Pinot Noir com duas outras castas poderosas e cheias de volúpia? Sacrilégio ou tentação? Pois a Curadoria VinumDay provou, aprovou e se deleitou com este gostoso tinto americano, e tem a impressão de que o mesmo acontecerá aos sortudos que adquirirem uma das contadíssimas 150 garrafas disponíveis para esta oferta.
O Luscious é criação da vinícola Ménage à Trois, parte do conglomerado Trinchero, presente em todo o mundo e uma referência na produção de vinhos na Califórnia. Nascido do desejo de seus enólogos criadores de saciar a vontade por blends inusitados, é um vinho perigosamente sedutor, cujo maior defeito é o de acabar rápido demais.
Descrito pelos próprios como “a expressão do lado mais obscuro da Pinot”, a casta que reina absoluta na Borgonha e encontrou nos Estados Unidos terroir de luxo chega acompanhada por pequenas parcelas de Petite Sirah e Syrah. O resultado? Aromático e com um toque picante na medida certa.
Os grãos vieram de vinhedos de clima fresco nas regiões das costas Central e do Norte, e da mais morna Lodi, criando um conjunto balanceado. Após a prensagem e fermentação em inox sob temperatura controlada, o amadurecimento se deu em barricas de carvalho francês e americano, dando origem a um tinto cuja fruta é abundante e os taninos macios e arredondados.
De um lindo tom de rubi brilhante em taça, chama a atenção logo de saída pela generosidade de aromas, que passeiam entre a fruta vermelha madura, de cereja e framboesa, com um toque de groselha e amora, e o floral de rosas. Uma nota apimentada, de chilli e pimenta-preta, também se faz presente, assim como uma nuance abaunilhada. Em boca é suculento, tendo a fruta como protagonista, madura e de deliciosa acidez, flertando com a baunilha e uma nota tostada que lembra cacau.
Três NÃO é demais para a Trinchero, e o Luscious é um adorável lembrete aos enófilos de que o vinho deve ser sempre um exercício de descoberta.
Permita-se essa experiência.